Comitê encaminha medidas para viabilizar acesso seguro à UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 04 de março de 2015 13h03min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

O Comitê de Crise, formado para discutir a situação do trevo de acesso ao campus definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, reuniu-se na última terça-feira (3) para debater possíveis medidas para que se reestabeleça a confiança acerca da segurança do local. Esse foi o terceiro encontro realizado, desde a última sexta-feira (27), para discutir o assunto.

Na oportunidade algumas medidas foram encaminhadas: a) a Polícia Rodoviária Estadual se comprometeu a realizar fiscalização no trevo, de forma imediata, sempre que houver disponibilidade de efetivo; b) a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) comprometeu-se, até o final da próxima semana, a ampliar a sinalização da rodovia nas proximidades do trevo por meio da instalação de placas, pintura na via, instalação de dispositivos de estímulo de redução de velocidade (tachões) e instalação de defensa metálica no entorno; c) a prefeitura de Erechim realizará a instalação de iluminação pública no trevo, ação para a qual já há licitação encaminhada (a expectativa é que isso ocorra até o dia 20 de março); d) um grupo examinará, separadamente, questões relativas ao transporte urbano.

Ficou definido, ainda, que o próximo encontro do Comitê de Crise será realizado no dia 12 de março, para avaliar o andamento da implantação do conjunto de medidas acordadas. Para essa reunião o procurador Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia, convocará o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O objetivo da presença do órgão é discutir, além das medidas já anunciadas, a possibilidade de instalação de lombadas físicas ou eletrônicas. Além disso, a EGR ficou de apresentar posição sobre a possibilidade de realização da obra para entrada alternativa no Campus, por meio do acesso antigo.

Segundo a direção da UFFS – Campus Erechim, após manifestação do Comitê quanto às condições de segurança no acesso é que a Instituição decidirá sobre o retorno das aulas, suspensas desde o dia 27 de fevereiro.

Participaram da reunião desta terça-feira, além do procurador já citado, o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva; os professores Anderson Alves Ribeiro e Douglas Alves; os estudantes Darlan Soares, Douglas Lira, Fabiele Meneguzzi e José Roberto Correia; o major do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo, Claudemir Bertoglio; o sargento da Polícia Rodoviária Estadual, Pedro Eglior Filho; o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Fernando Barp; os secretários municipais Anacleto Zanella, Rafael Testa e Jorge Psidonik; os representantes da EGR Diego Treichel e Luís Vanacor; o representante da Associação de Produtores de Capo-Erê, Roberto Rotta; e o assessor parlamentar André Ponciano.