Comunidade regional se reúne no Campus Erechim para debater Educação do Campo

Publicado em: 22 de outubro de 2015 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

Iniciou, na manhã desta quinta-feira (22), no Campus Erechim, o II Seminário Regional de Educação do Campo (SIFEDOC). O evento conta com a participação de estudantes da Instituição, representantes de movimentos sociais, professores da rede pública de ensino, além dos acadêmicos dos cursos de Agronomia, oferecido pela UFFS junto ao Instituto Educar, de Pontão/RS, e de História, ofertado em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), de Veranópolis.

Na abertura foi realizada uma mística pelos estudantes do Iterra. Na sequência, foi apresentado o primeiro painel, com o tema “Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Sucessão Familiar”.

À tarde ocorrem dois painéis simultaneamente: “Educação do Campo: desafios da escolarização do povo camponês (políticas para educação do campo, currículo por área do conhecimento)” e “Educação do Campo: desafios do trabalho e da organização da vida no campo (gênero, geração, agroecologia e movimentos sociais)”.

À noite será realizada a abertura oficial, às 19h, com a presença do reitor da UFFS, Jaime Giolo, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Émerson Neves da Silva, do diretor do Campus Erechim, Anderson André Genro Alves Ribeiro, e da coordenadora Acadêmica, Helen Treichel. Logo após, será realizada a conferência “Campo, Movimentos Sociais e Agroecologia”, com o professor Peter Rosset, técnico da Via Campesina Internacional.

A programação segue na sexta-feira. Às 8h serão socializados os debates realizados nos painéis da tarde de quinta-feira; às 13h iniciam os minicursos; e, às 19h30, ocorre a conferência “A Educação do Campo e os desafios dos povos do campo”, com a professora Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia.

O SIFEDOC

O evento tem por objetivo reunir a comunidade regional para o debate e a problematização das especificidades e recorrências que caracterizam as dimensões socioeconômicas, políticas, culturais e educacionais dos espaços rurais. Além disso, visa ao aprofundamento das reflexões sobre as práticas e os fundamentos, legais, teóricos e metodológicos que as constituem, a fim de contribuir no processo de construção de um projeto de sociedade e de escola pública que se caracterize pela inclusão efetiva e igualitária dos sujeitos.

Apresentações culturais

O SIFEDOC também reservou um espaço em sua programação para apresentações culturais. Os cantores Hector Rojas e Duglas Bessa realizarão intervenções e apresentações musicais no decorrer do evento.

A musicista paulista Ketya Teixeira apresentará, na sexta-feira, às 17h, no Auditório do Bloco A, o projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, que tem por objetivo promover a circulação de música por todo o país de artistas de regiões dos mais variados estados, criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Artistas que têm trabalho de composição própria, com reconhecimento maior em sua “aldeia”, que precisam de espaços para projetar sua arte no panorama nacional, a parte do que a “grande mídia” dissemina como “música de qualidade”. Na sequência, às 18h, Katia, Hector e Duglas farão um show no saguão do Bloco A.