Conselho aprova metodologia e cronograma para discussão de Unidades Acadêmicas na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 29 de setembro de 2016 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

Na sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira (27), o Conselho de Campus aprovou a metodologia de trabalho para a discussão acerca da implementação das Unidades Acadêmicas (UNAs) na estrutura organizacional da UFFS – Campus Erechim. A metodologia contempla três etapas: a primeira será dedicada à coleta de dados para a produção de uma representação da cultura organizacional de base do Campus Erechim na forma de uma rede ou mapa de afinidades; na sequência será realizada a divulgação, discussão e interpretação das informações produzidas na primeira etapa com vistas à formulação de modelos possíveis de UNAs a serem implementadas; a terceira e última etapa será dedicada à deliberação pelo modelo mais adequado ao Campus.

Em cada uma das etapas será realizada uma plenária geral para amplo debate com a comunidade acadêmica, além da apresentação, em sessão do Conselho de Campus, dos resultados obtidos e encaminhamentos para possíveis deliberações.

A primeira ação é a criação da comissão formada por cinco docentes que coordenará todo o processo.

Segundo o diretor do Campus Erechim e presidente do Conselho, Anderson André Genro Alves Ribeiro, a discussão sobre a implantação das Unidades Acadêmicas (UNAs) é fundamental para a melhoria da organização acadêmica e administrativa no Campus. “Atualmente todos os docentes estão lotados na Coordenação Acadêmica, de forma que toda gestão de procedimentos, processos e definições é centralizada nesta unidade organizacional. Com a criação das UNAs, haverá, além de uma mudança na organização do Campus, uma melhoria na organização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, pois as unidades serão constituídas a partir de identificação de afinidades epistemológicas das atividades-fim desenvolvidas pelo corpo docente”, explica.

Durante a sessão ordinária também ficou definido o cronograma inicial de atividades. Todas as atividades realizadas durante o processo serão divulgadas antecipadamente para que professores, técnicos-administrativos e estudantes possam participar das discussões e colaborar com a constituição do novo modelo organizacional do Campus.

A previsão é de que o documento final com o modelo de organização de UNAs seja encaminhado para o Conselho de Campus em agosto de 2017.