Curso de extensão na área de letramento tem inscrições abertas no Campus Erechim

Publicado em: 20 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Com foco na ação pedagógica na Educação Infantil com crianças de cinco anos de idade, estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Educação Infantil: múltiplos letramentos” na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. São ofertadas 60 vagas destinadas a professores da Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e acadêmicos de cursos de licenciatura em Pedagogia.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site institucional, até o dia 20 de abril. O curso é gratuito e os participantes receberão certificação. As aulas serão ministradas no Campus provisório da UFFS em Erechim, localizado junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, no período de maio a julho de 2013, com encontros previstos para quintas e sextas-feiras pela manhã.

Conforme o coordenador do projeto, professor Rodrigo Saballa de Carvalho, o curso de extensão tem como foco de discussão os múltiplos letramentos – por meio da literatura infantil, das artes visuais, das ciências, da matemática, da expressão corporal, da música e da dança – que podem ser abordados no âmbito da Educação Infantil.

“Tendo em vista que letrado é o indivíduo que participa de forma significativa de eventos de letramento e não apenas aquele que faz uso formal da escrita, o curso irá desenvolver juntamente com os professores envolvidos, o planejamento coletivo de oportunidades para as crianças experimentarem e vivenciarem diversificadas situações de leitura e escrita, a fim de que aprendam como funcionam os gêneros nos usos sociais da língua materna”, explica o coordenador.

Segundo Carvalho, o objetivo da atividade é contribuir para a qualificação pedagógica dos professores a respeito das práticas envolvendo múltiplos letramentos, o que articula-se diretamente ao compromisso institucional da UFFS em relação à formação continuada de professores da Educação Básica das escolas da rede pública de ensino.