Curso oferece formação continuada para coordenadores educacionais no Campus Erechim

Publicado em: 12 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Um grupo de 57 professores das redes municipal e estadual de educação iniciaram, nesta terça-feira (12), a segunda turma do curso de extensão “Formação Continuada de Coordenadores Educacionais”, oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Conforme o coordenador da atividade, professor Jerônimo Sartori, o objetivo do curso é “favorecer a construção de uma metodologia de trabalho no ambiente escolar que envolva o coordenador educacional (pedagógico) e os docentes, no sentido de que esses possam atuar tendo como base o comprometimento político, pedagógico, técnico e ético”.

O curso terá duração de 60 horas, com previsão de término em setembro de 2013.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Graciela Gritti Pauli, que participou da abertura do curso, ressaltou os resultados obtidos na primeira edição do mesmo, quando cerca de 50 professores concluíram a formação. “Percebemos que o curso atendeu as nossas necessidades, as necessidades das nossas escolas, porque não tínhamos cursos de formação nessa área”, disse. Ela destacou, ainda, a parceria a 15ª CRE com a UFFS, que vem possibilitando experiências exitosas especialmente na área de formação docente.

O diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, ressaltou o momento pelo qual passa a educação no país e os pontos de convergência entre os objetivos do governo federal com relação à educação básica e superior. Segundo ele, há uma preocupação - e direcionamento das ações de governo - com a melhoria da qualidade da educação. Nesse aspecto, a articulação das redes de educação com as universidades seria estratégica. “Esse salto de qualidade, me parece, passa pelos tempos de formação, de organização do saber, sistematização, fazer do nosso trabalho algo cientificamente orientado, referenciado, que nos possibilite revisão”, afirmou.

Benoni propôs uma reflexão sobre ações pontuais que podem envolver a UFFS e as redes locais de educação: “Lanço o desafio de pensarmos juntos a possibilidade de construirmos aqui na Universidade, ou em outro espaço, um centro de formação continuada de educadores, que não seja uma ação da Universidade, mas da UFFS em conjunto com as redes”, concluiu.

Também participaram da solenidade de abertura do curso de extensão a coordenadora do Setor Pedagógico da 15ª CRE, Mara Rodrigues Terra, e o coordenador acadêmico da UFFS – Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva.