Debate sobre manifestações de junho de 2013 marca lançamento de livro no Campus Erechim

Publicado em: 09 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Um debate que reuniu estudantes e professores de diversos cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim marcou o lançamento do livro “As Rebeliões da Tarifa e as Jornadas de Junho no Brasil”. A atividade foi realizada no auditório da instituição, no final da tarde desta segunda-feira (8). O livro foi organizado pelos professores da UFFS – Campus Erechim Daniel de Bem e Cássio Cunha Soares. Além deles, foi convidado para integrar a mesa de discussão o professor Fábio Feltrin de Souza.

O debate girou em torno das manifestações ocorridas em junho de 2013 em várias cidades do país, a forma como foram articuladas, os atores sociais envolvidos e as consequências das mesmas. Entre os debatedores houve pontos de convergência e de distanciamento. Para Feltrin, por exemplo, “essa narrativa [expressa nas manifestações] foi sequestrada pela direita”, que são os grupos que permanecem nas ruas de algumas cidades até os dias atuais.

Já Daniel de Bem e Cássio Cunha Soares defenderam a visualização de aspectos que ressaltam a ação de grupos libertários, anarquistas na articulação do que eles chamaram no livro de “Rebeliões da Tarifa e Jornadas de Junho”. Para eles, embora a reconhecida heterogeneidade dos grupos que tomaram as ruas, algumas características comuns demonstram essa tônica.

Como pontos de convergência foram apontadas questões como a visualização de que as mobilizações de junho de 2013 trouxeram novos elementos para o cenário político e social brasileiro, no entanto, essa “onda” ainda está em movimento, portanto com obstáculos para uma clara compreensão das suas consequências, pelo menos neste momento.

O livro

Conforme Cássio, o livro “As Rebeliões da tarifa e as Jornadas de Junho no Brasil” foi concebido a partir de diálogos e inquietações alimentadas pelos organizadores no âmbito da linha de pesquisa Insurgências, Sociabilidades Emergentes e Lutas Sociais do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), o qual realiza encontros periódicos na UFFS – Campus Erechim.

A obra é constituída por uma compilação de artigos inéditos sobre as manifestações ocorridas no país durante o mês de junho de 2013, escritos sob pedido. “Os autores são, em sua maioria, ativistas e militantes sociais do campo libertário e anticapitalista que tiveram alguma participação direta ou indireta nas manifestações”, explica Soares, que assina a obra com sua identificação acadêmica: Cássio Brancaleone.

O livro foi lançado pela editora Deriva e, por enquanto, está disponível apenas na versão impressa.