Publicado em: 09 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Um debate que reuniu estudantes e professores de diversos cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim marcou o lançamento do livro “As Rebeliões da Tarifa e as Jornadas de Junho no Brasil”. A atividade foi realizada no auditório da instituição, no final da tarde desta segunda-feira (8). O livro foi organizado pelos professores da UFFS – Campus Erechim Daniel de Bem e Cássio Cunha Soares. Além deles, foi convidado para integrar a mesa de discussão o professor Fábio Feltrin de Souza.
O debate girou em torno das manifestações ocorridas em junho de 2013 em várias cidades do país, a forma como foram articuladas, os atores sociais envolvidos e as consequências das mesmas. Entre os debatedores houve pontos de convergência e de distanciamento. Para Feltrin, por exemplo, “essa narrativa [expressa nas manifestações] foi sequestrada pela direita”, que são os grupos que permanecem nas ruas de algumas cidades até os dias atuais.
Já Daniel de Bem e Cássio Cunha Soares defenderam a visualização de aspectos que ressaltam a ação de grupos libertários, anarquistas na articulação do que eles chamaram no livro de “Rebeliões da Tarifa e Jornadas de Junho”. Para eles, embora a reconhecida heterogeneidade dos grupos que tomaram as ruas, algumas características comuns demonstram essa tônica.
Como pontos de convergência foram apontadas questões como a visualização de que as mobilizações de junho de 2013 trouxeram novos elementos para o cenário político e social brasileiro, no entanto, essa “onda” ainda está em movimento, portanto com obstáculos para uma clara compreensão das suas consequências, pelo menos neste momento.
O livro
Conforme Cássio, o livro “As Rebeliões da tarifa e as Jornadas de Junho no Brasil” foi concebido a partir de diálogos e inquietações alimentadas pelos organizadores no âmbito da linha de pesquisa Insurgências, Sociabilidades Emergentes e Lutas Sociais do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), o qual realiza encontros periódicos na UFFS – Campus Erechim.
A obra é constituída por uma compilação de artigos inéditos sobre as manifestações ocorridas no país durante o mês de junho de 2013, escritos sob pedido. “Os autores são, em sua maioria, ativistas e militantes sociais do campo libertário e anticapitalista que tiveram alguma participação direta ou indireta nas manifestações”, explica Soares, que assina a obra com sua identificação acadêmica: Cássio Brancaleone.
O livro foi lançado pela editora Deriva e, por enquanto, está disponível apenas na versão impressa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação