Desafios das cidades da região viram tema de pesquisas na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 14 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (14), a exposição das “pranchas síntese” de pesquisas realizadas por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Diferentes espaços físicos e sociais foram tema da curiosidade acadêmica, desde terminais rodoviários, orfanatos, até programas de habitação e espaços públicos de lazer. As pesquisas são o primeiro passo na elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Durante o ato de abertura da mostra, a coordenadora do curso, Ana Luiza Freitas Geremias, destacou que os trabalhos marcam uma fase do curso, que se prepara para formar a primeira turma no final do segundo semestre letivo de 2014. “Podemos ver o amadurecimento dos alunos, que conseguem olhar de maneira crítica para os temas que escolheram, com um olhar de arquitetos”, afirmou.

A professora da disciplina de "Introdução ao Trabalho Final de Graduação", Melissa Mattos explicou que no curso de Arquitetura e Urbanismo o TCC é realizado em duas etapas. Atualmente os estudantes do nono período estão na fase de realização das pesquisas necessárias para a proposição de um projeto na fase seguinte.

O resultado é a entrega de um caderno com o resumo da pesquisa e com o primeiro lançamento do Partido Arquitetônico. “Esse partido é uma espacialização, ainda que preliminar, das variáveis estudadas durante toda a etapa, já com diretrizes básicas de ocupação do espaço e soluções vislumbradas. Ainda não podemos chamar de projeto, mas é um lançamento de ideias que quando bem resolvidas servem de base para o desenvolvimento do projeto na fase seguinte”, diz Melissa.

As "pranchas síntese" são um resumo de todo esse trabalho e ficarão em exposição no hall do terceiro piso do Seminário Nossa Senhora de Fátima até o meio dia de quarta-feira (16). Após esse período o material será direcionado para a sala de reuniões onde acontecerão as bancas de apresentação (entre os dias 16 e 24 de julho). A exposição é aberta para a visitação de qualquer interessado.

Olhar para a comunidade

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Douglas Pompermaier, escolheu um tema muito em voga atualmente para a sua pesquisa, a mobilidade urbana. Ele trabalha na proposta de um Terminal Rodoviário unificado para a cidade de Erechim. “O meu projeto é um terminal unificado onde seja possível fazer transições entre linhas e ônibus diferentes. Eu espero chegar a um projeto arquitetônico adequado, que atenda as necessidades dos passageiros e da cidade”, explica.

Já a estudante Emanuelle Weber Feijó está pesquisando sobre “Menores abandonados: outro olhar sobre a desfiliação”. O objetivo é debater os lares para crianças e adolescentes, antigamente chamados de orfanatos. “Na primeira parte desse trabalho se faz uma pesquisa bastante densa a respeito do tema para que, a partir dele, nós possamos extrair algumas respostas arquitetônicas. No meu caso o tema gira em torno do Lar para Crianças e Adolescentes para a cidade de Concórdia, Santa Catarina. É um tema bem amplo, passa por conceitos da Psicologia, Pedagogia, questões sociais e legais muito fortes”, conta.

O resultado dessas pesquisas, já com a proposta arquitetônica, deverá ser apresentada no final do ano, quando a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim apresenta seus trabalhos finais de conclusão da graduação. “Ser a primeira turma em uma universidade federal é um grande desafio. A gente sempre foi a turma que recebeu as primeiras coisas, às vezes em fase de testes. Sinto orgulho em ter permanecido e ter podido fazer parte do processo”, afirma Emanuelle.