Desenvolvimento local é discutido na UFFS – Campus Erechim com representantes de Paim Filho

Publicado em: 06 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min

Representantes de diferentes entidades, setores e órgãos públicos do município de Paim Filho, entre os quais o prefeito Elton Dal Moro, se reuniram, na última segunda-feira (04) com pesquisadores e dirigentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O objetivo do encontro foi debater possibilidades de desenvolvimento local e formas de colaboração entre o município e a Universidade.

A iniciativa do encontro partiu das lideranças do próprio município que se articularam para debater possíveis gargalos no desenvolvimento de Paim Filho. A partir dessa mobilização inicial fizeram contato com a Universidade visando a possibilidade de cooperação.

Conforme o professor da área de Desenvolvimento Rural do curso de Agronomia da UFFS – Campus Erechim, Ulisses Pereira de Mello, a partir desse primeiro debate foi estabelecido um Grupo de Trabalho com representantes da Universidade e do município, que irá desenvolver estudos visando, em um primeiro momento, fazer um diagnóstico da atual situação de Paim Filho em diferentes segmentos.

Segundo ele, um diferencial da iniciativa é o fato de o município ter mobilizado um grupo de lideranças, representantes de vários setores, para participar do debate. “Embora seja absolutamente legítimo que qualquer grupo procure a Universidade, essa mobilização traz uma nova perspectiva de atuação, que é de estabelecimento de um diálogo que leve em consideração uma dimensão integrada de desenvolvimento, que considere a relação campo e cidade, os diferentes setores econômicos, entre vários outros aspectos pontuados, visando um projeto de desenvolvimento global”, argumenta.

Para Ulisses a articulação do encontros tem dois aspectos importantes. O primeiro diz respeito ao diálogo de saberes entre a Universidade e as organizações mobilizadas. Já o segundo tem a ver com a possibilidade de a articulação servir para que a instituição crie caminhos metodológicos de trabalho com os municípios. “Para a Universidade pode ser a oportunidade de desenvolver um projeto piloto que possibilite a construção de metodologias de trabalho”, diz.

O diretor do Campus Erechim da UFFS, Ilton Benoni da Silva, que também participou da reunião, expôs a estrutura e a forma de funcionamento da instituição. Ele ressaltou que a reunião inaugura uma nova forma de relacionamento da Universidade com os municípios, baseada no diálogo e na cooperação mútua.

Participaram da reunião professores da UFFS – Campus Erechim das áreas de Agronomia, História, Geografia e Pedagogia. Do município de Paim Filho participaram representantes da prefeitura, Banrisul, Igreja, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Câmara de Vereadores, Cresol, Secretaria do Estado de Planejamento, Cooperativa Painfilhense de Produtos Agrícolas Ltda (Coppal), de escolas municipais e estaduais.