Educação Ambiental será tema de Seminário promovido no Campus Erechim

Publicado em: 12 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a comunidade externa, em especial professores da rede pública de ensino, estão convidados a participar, na próxima segunda-feira (16), do Seminário promovido pelos projetos de extensão “(Re)conhecimento do lugar através da construção de percepções sobre as ações cotidianas no meio: atividades de extensão voltadas à educação ambiental na comunidade escolar” e “Formação de professores e a construção de percepções sobre as ações cotidianas no meio”, ambos desenvolvidos no Campus Erechim.

O evento, que terá início às 19h15, no Auditório da UFFS, envolverá um conjunto de ações integradas com a exposição de recursos didáticos e oficinas temáticas de educação ambiental visando à proposição de materiais de ensino. Também será distribuída uma cartilha didática com essas atividades práticas de ensino.

Ambos os projetos envolvidos estão vinculados ao Programa de Extensão “(Re)conhecimento do lugar através da construção de percepções sobre as ações socioambientais cotidianas”. Segundo a professora Kátia Kellem da Rosa, coordenadora do Programa juntamente com a professora Ana Maria de Oliveira Pereira, as áreas de preservação permanente e proteção ambiental junto a microbacias inseridas nos municípios de Erechim têm apresentado diversos impactos ambientais com consequências para a dinâmica hidrológica. “A proposta deste programa surge diante da preocupação da necessidade do desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas comunidades do entorno destas áreas”, explica Kátia.

A professora ainda destaca a importância da participação de professores das áreas afins “por promover a troca de experiências e a reflexão sobre a percepção ambiental da comunidade escolar e estimular trabalhos junto à comunidade com a proposição e discussão da prática em sala de aula e a inclusão de propostas de ensino interdisciplinar”.

As inscrições serão feitas no local do evento, a partir das 18h30, e a participação será certificada.