Publicado em: 02 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
O professor Luiz Dario Teixeira Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi o convidado para a conferência de abertura da IV Semana Acadêmica de História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, que ocorreu nesta segunda-feira (1). Em sua fala ele tratou das características da Primeira Guerra Mundial, tema escolhido pelos estudantes para nortear os debates do evento nesta edição. A programação da Semana Acadêmica de História segue com atividades todas as noites desta semana, encerrando com visita guiada ao Centro Histórico de Erechim no sábado (6) pela manhã.
Para Ribeiro, a Primeira Guerra Mundial possui contornos particulares, que a torna marcante como fato que desencadeou uma série de ações com consequências até os dias atuais. “A Primeira Guerra Mundial foi responsável por uma série de rupturas estruturais que transformaram o mundo. O mundo não foi mais o mesmo após a Primeira Guerra Mundial, e este mundo em que nós vivemos hoje, mesmo depois da Segunda Guerra Mundial, mesmo depois do fim da União Soviética e do socialismo realmente existente no leste da Europa, mesmo depois dos atentados de 11 de setembro, este mundo tem muito mais a ver, ainda, com os efeitos da Primeira Guerra Mundial do que com os outros acontecimentos, até porque praticamente todos esses eventos que vieram posteriormente tiveram uma fundação na Primeira Guerra Mundial”, afirma.
Na abertura do evento, em nome da comissão organizadora da Semana Acadêmica, a estudante Daiana Varotto explicou os motivos que levaram os alunos a escolher a Primeira Guerra Mundial como tema para os debates: “Como diz o grande Eric Hobsbawn, nunca na nossa história houve uma guerra tão sangrenta. Trata-se de um divisor de águas para a humanidade e na forma de se fazer guerra, porque ela muda e desencadeia todos os processos que constituem o breve século XX. Foi a primeira experiência de destruição em massa onde você não vê o rosto do seu inimigo”.
O ano de 2014 marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, que ocorreu no período de 1914 a 1918.
Participam da Semana Acadêmica de História estudantes, professores e demais integrantes da comunidade regional interessados na temática.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação