Estudante de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim é o ganhador do prêmio Jovem Cientista

Publicado em: 21 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Deloan Mattos Perini, foi o ganhador do prêmio Jovem Cientista deste ano na categoria Estudante do Ensino Superior. O projeto “Modelo de agricultura urbana como inovação no processo de abastecimento de alimentos em cidades de pequeno porte” é orientado pela professora Marcela Alvares Maciel. O anúncio dos ganhadores aconteceu nesta quinta-feira (21), em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promotor do prêmio.

A proposta vencedora trata-se de um estudo sobre um modelo inovador de agricultura urbana para promoção da segurança alimentar. Segundo a pesquisa, a produção de alimentos dentro das cidades através da agricultura urbana apresenta-se como uma alternativa de aproximação entre os espaços de produção agrícola e os consumidores, contribuindo para a soberania alimentar, além de qualificar os espaços urbanos e promover melhoria na qualidade de vida.

O estudo é baseado em avaliações preliminares do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Perini junto à graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim. Como premiação o estudante recebeu um valor em dinheiro e bolsa de estudos de mestrado.

O Prêmio

Essa foi a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista e, desta vez, o tema abordado foi "Segurança Alimentar e Nutricional". Conforme os organizadores, foram mais de 1.900 pesquisas inscritas nesta edição. O prêmio também é disputado em outras quatro categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico.

Além do trabalho do estudante da UFFS, foram premiados um produto que permite ao consumidor identificar fraudes no leite e um estudo sobre a castanha-do-brasil como fonte de suplementação de selênio para idosos, que se revela importante aliado na prevenção do Mal de Alzheimer.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.