Publicado em: 21 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min
O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Deloan Mattos Perini, foi o ganhador do prêmio Jovem Cientista deste ano na categoria Estudante do Ensino Superior. O projeto “Modelo de agricultura urbana como inovação no processo de abastecimento de alimentos em cidades de pequeno porte” é orientado pela professora Marcela Alvares Maciel. O anúncio dos ganhadores aconteceu nesta quinta-feira (21), em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promotor do prêmio.
A proposta vencedora trata-se de um estudo sobre um modelo inovador de agricultura urbana para promoção da segurança alimentar. Segundo a pesquisa, a produção de alimentos dentro das cidades através da agricultura urbana apresenta-se como uma alternativa de aproximação entre os espaços de produção agrícola e os consumidores, contribuindo para a soberania alimentar, além de qualificar os espaços urbanos e promover melhoria na qualidade de vida.
O estudo é baseado em avaliações preliminares do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Perini junto à graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim. Como premiação o estudante recebeu um valor em dinheiro e bolsa de estudos de mestrado.
O Prêmio
Essa foi a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista e, desta vez, o tema abordado foi "Segurança Alimentar e Nutricional". Conforme os organizadores, foram mais de 1.900 pesquisas inscritas nesta edição. O prêmio também é disputado em outras quatro categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico.
Além do trabalho do estudante da UFFS, foram premiados um produto que permite ao consumidor identificar fraudes no leite e um estudo sobre a castanha-do-brasil como fonte de suplementação de selênio para idosos, que se revela importante aliado na prevenção do Mal de Alzheimer.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação