Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFFS realizam trabalho de campo em Santa Cruz do Sul

Publicado em: 09 de dezembro de 2011 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Na quarta-feira (07), estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizaram trabalho de campo em Santa Cruz do Sul/RS.

O roteiro da viagem incluiu visitações ao Centro de Formação de Produção de Alimentos e Bioenergia “São Francisco de Assis”, à Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (COOPERFUMOS) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Santa Cruz do Sul.

Produção de etanol, biodiesel e produção de alimentos a partir da Agroecologia, bem como bioconstruções com paredes de palha (fardos), paredes de super adobe (terra), pedras (grés) e telhado verde (grama) foram alguns dos temas abordados durante a viagem.

Para o professor responsável pela viagem, Ulisses Pereira de Mello, o trabalho de campo objetivou trazer para mais próximo dos estudantes experiências sobre cooperativismo, agroecologia e sustentabilidade. "Um exemplo concreto disso é o Centro de Formação, que tem se tornado uma importante referência na capacitação de agricultores em bioconstrução, produção de alimentos e de energia (etanol e biodiesel), a partir da agroecologia. Há uma grande ênfase no trabalho cooperativo e descentralizado, estratégia defendida para garantir a permanência dos pequenos agricultores no campo no atual enfrentamento com o agronegócio”, afirmou Ulisses.

A atividade contemplou conteúdos das disciplinas de Meio Ambiente, Economia e Sociedade, ministrada pelo professor Ulisses e Direitos e Cidadania, ministrada pelo professor Clóvis Smichtt Souza.