Estudantes de Arquitetura realizam trabalhos no Canteiro Experimental da UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 02 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

O uso de diferentes materiais de construção, em especial os materiais naturais e técnicas de bioconstrução, tem sido o foco das aulas da disciplina de Canteiro Experimental I, ministrada pelos professores Nauíra Zanin e Murad Vaz aos acadêmicos do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

O objetivo é proporcionar aos estudantes o contato com materiais construtivos como a terra crua, por exemplo, a partir do reconhecimento histórico do uso desse material, apoiando-se em experiências recentes realizadas em países próximos como o Uruguai e a Argentina. A partir dos conhecimentos teóricos prévios, os acadêmicos fizeram tijolos de terra crua, denominados “adobe”, que serão utilizados, entre outros, para a construção de um forno de pães e pizzas. Além dos tijolos, os estudantes realizaram a proposta de uma cobertura vegetada estruturada em madeira. A sua execução iniciou-se pelo nivelamento e contenção do terreno com blocos de concreto e tijolos maciços, trabalhando o potencial paisagístico da intervenção. Quando o trabalho de construção do forno estiver concluído, este será utilizado como espaço de confraternização.

O Canteiro Experimental é um laboratório que oportuniza aos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim a aplicação contínua de conhecimentos teórico-prático-reflexivos e a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas. “O Canteiro Experimental utiliza espaço, ferramentas e materiais para proporcionar aos estudantes a experimentação prática de conhecimentos teóricos obtidos, aproximando-os do processo construtivo e sua viabilização, oportunizando, assim, a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas, experimentando o planejamento e execução dos exercícios práticos e analisando os resultados obtidos na diversidade de propostas” explicou a professora Nauíra.

Atualmente, o Canteiro Experimental está localizado junto à Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, com quem a UFFS- Campus Erechim tem uma parceria.