Estudantes e professores debatem práticas de estágio em Seminário no Campus Erechim

Publicado em: 20 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Expor as práticas pedagógicas utilizadas durante o componente curricular de Estágio Supervisionado e debater com os representantes das escolas os processos e resultados. Esse foi o objetivo do II Seminário de Estágio de Educação Infantil: socialização das práticas, promovido por docentes e estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim.

O evento foi realizado nesta quarta-feira (19), nos períodos da tarde e noite. Conforme Sandra Pierozan, uma das docentes do componente curricular de Estágio Supervisionado, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das redes de educação dos municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), onde as alunas realizaram seus estágios, participaram – além de estudantes de licenciaturas e a comunidade em geral.

Para a diretora de uma escola municipal de Educação Infantil, Aliana Bonavigo, participar da socialização é um momento importante de troca de informações. Segundo ela, as estagiárias da UFFS que realizaram seus projetos na escola contribuíram com atividades criativas e demonstraram capacidade de adaptação ao universo escolar.

A coordenadora pedagógica da mesma escola, Licini Carpinski, destaca que esse olhar da Universidade para o cotidiano da Educação Infantil gera uma troca de informações e uma sintonia entre a teoria e a prática, o que é positivo tanto para as estudantes de Pedagogia como para a equipe já constituída.

As duas profissionais atuam na escola municipal Dra. Vera Beatriz Sass, que atende crianças de 0 a 3 anos em período integral. “A questão do período integral é um desafio ainda maior, pois há uma necessidade muito grande de diversidade de atividades”, explica a diretora.

A estudante de Pedagogia Andressa Favero Bertasi, que já trabalha em uma escola, afirma que o grande diferencial do estágio supervisionado é a possibilidade de uma reflexão sistematizada acerca do trabalho realizado em sala de aula, “uma problematização da prática”.

Durante a abertura do evento, a professora Adriana Loss, que também acompanha os estágios supervisionados de Pedagogia, falou dos desafios que envolvem o processo de formação das estudantes e da importância da integração da UFFS com as redes de ensino da região.