Estudantes e professores do Campus Erechim apresentam trabalhos em evento no Peru

Publicado em: 24 de abril de 2013 13h04min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Um grupo de estudantes dos cursos de Geografia, História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim participou, entre os dias 8 e 12 de abril, do 14º Encontro de Geógrafos da América Latina (Egal). Nessa edição, o encontro foi realizado em Lima, Peru. Os estudantes e alguns professores da UFFS – Campus Erechim apresentaram nove trabalhos no evento (confira no quadro), em diferentes áreas relacionadas à Geografia.

A participação no evento, bem como a viagem até o Peru, feita de ônibus, foi organizada pelos próprios estudantes. Conforme o professor da UFFS – Campus Erechim, Éverton Kozenieski, que integrou o grupo, a socialização de pesquisas e experiências acadêmicas nesse tipo de evento proporciona aos estudantes e professores um contato com diferentes compreensões acerca do conhecimento geográfico. “Diversos pesquisadores, estudantes de diferentes países e instituições participam desse tipo de atividade, ou seja, tem-se uma diversidade de olhares sobre os temas”, destaca Kozenieski.

O 14º Egal foi organizado pela Associação de Geógrafos do Peru (CGP) e do Comitê Nacional da União Internacional Peru Geográfica (IGU-PERU), com o apoio de sua comunidade acadêmica e de outras instituições públicas e privadas. O evento é realizado a cada dois anos desde 1987 e já foi sediado por diferentes países da América Latina.

Organização

De acordo com a acadêmica do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, Shaiane Gaboardi, além de estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFFS, integraram o grupo acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Foram cerca de cinco dias de deslocamento de Erechim até o Peru. “Além da participação no evento, aproveitamos a viagem para realizar um roteiro que buscasse dar conta de alguns aspectos geográficos dos países visitados, que foram Argentina, Chile e Peru, dando ênfase às características geomorfológicas, geológicas e climatológicas, assim como às várias maneiras de produção do espaço que estão ligadas às questões históricas de cada país”, concluiu Shaiane.

Trabalhos apresentados:

Notas sobre o processo de modernização da agricultura na microrregião de Erechim (Brasil) e a ação dos movimentos populares no fomento à agroecologia - Shaiane Carla Gaboardi

Ecologismo popular e agroecologia: as contribuições do Capa e do Cetap e a estruturação da rede Ecovida na região do Alto Uruguai Gaúcho - Marjana Vedovatto

Jovem rural: Uma nova perspectiva de inclusão digital - Ana Paula Bertotti

Práticas agrícolas alternativas e a produção de territórios - Éverton de Moraes Kozenieski e Rosa Maria Vieira Medeiros (UFRGS)

Estudo de variabilidade de precipitações em relação com o El Niño Oscilação Sul (ENOS) em Erechim/RS Brasil - Josué Vicente Gregio

Território, Poder e Fronteira: fatores relevantes na construção da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu - Giovane Chiocheta, Alana Rigo Deon e Valquíria Polli

Democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade. Um estudo em Erechim, Brasil - Éverton de Moraes Kozenieski, Sian Carlos Alegre e Gessica Steffens

Arte, Arquitetura, Cidade e Geografia: experimentações entre o teórico e o real - Grupo Viver AU - Murad Jorge Mussi Vaz, Gláucia Aline Da Silva Andrade, Franciele de Souza Teixeira Bervian, Rafael Kalinoski, Josicler Orben Alberton e Nébora Lazzarotto Modler

Estágio: uma oportunidade de adquirir conhecimento a partir da realidade profissional - Cleiva Perondi e Ivete Rodrigues