Estudo sobre vazios urbanos é socializado no Campus Erechim

Publicado em: 06 de fevereiro de 2014 12h02min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Os “Vazios Urbanos em Erechim” foram o tema de um levantamento realizado pelo projeto de extensão: "Erechim Para Quem Quiser Ver, Discutir e Intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade”. Os resultados serão socializados em reunião temática que acontece na próxima segunda-feira (10), no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a partir das 19h.

A atividade é aberta a todos os interessados da comunidade acadêmica e externa e haverá certificação aos participantes. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento, gratuitamente.

De acordo com a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marina Bellé, o levantamento foi realizado in loco pela equipe do projeto na área central da cidade levando em consideração, entre outros fatores, a existência de terrenos baldios, com construções desocupadas e com edificações que ocupam menos de 20% do terreno. O estudo é importante para compreender a dinâmica de expansão da cidade.

Conforme o professor colaborador do projeto, Éverton de Moraes Kozenieski, na reunião serão apresentados e debatidos resultados do trabalho que contribuem para o entendimento da produção do espaço urbano e para avaliação da função social da propriedade urbana. “Trata-se de um tema de grande importância para compreensão das dinâmicas do mercado imobiliário, da ocupação do solo, da efetividade do planejamento urbano no município, do debate acerca do direito à cidade”, explica.