Evento proporciona troca de experiências de estágios no Campus Erechim

Publicado em: 15 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

“Nós precisamos desse novo oxigênio pedagógico para nossas escolas”. A frase da coordenadora adjunta da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Mara Teresinha Rodrigues Terra, deu o tom do I Seminário de Práticas de Estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O evento abriu na manhã desta terça-feira (15) com a participação da coordenadora adjunta da CRE, do diretor em exercício do Campus, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, das professoras do curso de Pedagogia, Sandra Pierozan e Adriana Loss, de estudantes que realizaram os estágios no primeiro semestre de 2014 e de representantes das escolas que receberam as alunas.

A professora Sandra Piorezan explicou que o objetivo da atividade, que segue até o final da tarde desta terça, é socializar as experiências e práticas dos estágios, em diálogo com as escolas, de modo a gerar o fortalecimento das relações entre os parceiros. “É importante conhecer a realidade das escolas inclusive para que a Universidade possa compreender a demanda que elas têm e de que forma pode contribuir”, disse. As estudantes que socializaram suas experiências de estágio são da primeira turma de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, que terá conclusão no final do ano.

Silva destacou que o curso de Pedagogia é o que tem os menores índices de evasão entre os cursos do Campus Erechim. Sobre a importância da socialização das experiências de estágio, ele considera que esse é um retorno importante que deve ser dado às escolas: “Esse trabalho de realização dos estágios é um trabalho que precisa estabelecer uma via de mão dupla, nós vamos até a escola, nós produzimos a nossa formação na escola, nós precisamos também dar para a escola esse retorno, que é esse olhar externo que temos condições de produzir”.

O Seminário acontece na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima.