Fazendo história: UFFS - Campus Erechim tem primeira colação de grau

Publicado em: 01 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim teve, na tarde desta quinta-feira (31), a primeira colação de grau. O estudante do curso de Filosofia – Licenciatura, Andrei Vanin, é o primeiro formado pelo Campus, um marco para a Universidade, implantada no início de 2010. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima com a presença de autoridades acadêmicas, servidores da Universidade, familiares e amigos de Andrei.

Ele solicitou a colação em gabinete por já ter a aprovação em programa de mestrado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), necessitando do diploma para a realização da matrícula. Além de Filosofia, os cursos de Geografia e Ciências Sociais também têm alunos que concluíram as graduações neste semestre letivo. A formatura desses estudantes está marcada para 13 de setembro.

Para Andrei, o dia foi de comemoração, embora já com uma ponta de saudade do período da academia. “Por um lado tem-se uma alegria e satisfação por concluir uma etapa de formação e, por outro, uma tristeza por deixar de fazer parte do ambiente acadêmico, por se distanciar da convivência e das amizades criadas ao longo desses quatro anos e meio. Contudo, ao considerar que faço parte da primeira turma e, levando em consideração a solidez com que nossa formação foi conduzida, o sentimento não podia ser outro: valeu a pena!”, disse.

O coordenador do curso de Filosofia, que fez a entrega simbólica do diploma, destacou a importância da colação de grau para a consolidação da graduação. “Para o curso de Filosofia essa cerimônia é altamente significativa, já que ela representa a culminância desses quatro anos e meio de trabalho pedagógico realizado por todo o corpo docente”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação da UFFS em exercício, Élsio Corá, assinalou o esforço institucional que vem resultando nos primeiros profissionais formados pela Universidade em todos os seus campi: “É um momento importante para a família, para a vida acadêmica do Andrei e também para a Instituição. São anos de preparação, de trabalho, para ver os nossos alunos se formando, ingressando em mestrado, indo para o mercado de trabalho”.

Êxito

O diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, ressaltou o simbolismo dessa primeira colação de grau no campus. “Este ato tem um gigantismo simbólico para a UFFS, ele tem essa marca histórica de ser o primeiro ato de colação de grau do Campus Erechim, que até há pouco estava recebendo os primeiros estudantes. Trata-se do coroamento do cuidado que tivemos desde aqueles primeiros movimentos. Dificuldades se apresentaram, continuam sobre a nossa responsabilidade, de irmos melhorando as condições de formação das pessoas, mas o fato de estarmos aqui hoje é a expressão de um êxito. Fomos exitosos, com as dificuldades que temos todos os dias para realizarmos educação superior pública, tropeçamos, levantamos, mas com a competência e esforço de todos, nós chegamos a esse momento real, concreto de colação de grau”, destacou.

Segundo ele, o Campus Erechim tem um potencial fabuloso de produção de conhecimento. “Nós temos aqui bons sinais, boas práticas que demonstram que aqui vai se amalgamando o ambiente favorável à produção do pensamento, à produção da crítica, à produção do estudo, à produção daquilo que nós podemos chamar de uma Universidade”, concluiu.