Formação de professores para Educação do Campo é tema de Seminário no Campus Erechim

Publicado em: 20 de fevereiro de 2013 13h02min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min

A comissão de elaboração da proposta do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, com foco em Ciências da Natureza, promove nesta quinta-feira (21) o Seminário Educação do Campo: diálogo sobre formação de professores. O evento será realizado a partir das 13h30min, no auditório da UFFS – Campus Erechim.

Conforme a integrante da comissão, professora Naira Roesler Mohr, a atividade é aberta a todos que se interessam pela temática da Educação do Campo na região, mas de forma especial, são esperados no evento professores, dirigentes educacionais, estudantes, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais e organizações populares que desenvolvem ações ligadas ao tema do encontro.

Naira explica que o objetivo principal do Seminário é discutir a criação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo na UFFS – Campus Erechim. “Entretanto, também cabe dizer que este momento é importante no sentido de fortalecer a articulação em torno da Educação do Campo com os diversos sujeitos e instituições de ensino, com a possibilidade de que este diálogo se desdobre em outras ações efetivas”, completa.

Segundo ela, a realização desta atividade vem em resposta a uma demanda já evidenciada desde o ano passado tanto no espaço interno como externo da Universidade. “Desde o início de 2012 existe um grupo que debate e desenvolve projetos e propostas nesta área, assim, embora o Seminário tenha uma pauta bastante específica em torno da criação do curso, entendemos que será um espaço primordial no sentido de ampliar e qualificar o debate na região”, diz.

Durante o evento serão socializadas discussões contextualizando a importância do tema no âmbito da Universidade e da região, apresentado o pré-projeto de criação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFFS, discutida a proposta do curso e feito um levantamento de proposições com os participantes, além da criação de uma agenda de trabalhos.

Licenciatura em Educação do Campo

A UFFS foi uma das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) que teve projeto aprovado para implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo por meio de edital do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo)/Ministério da Educação (MEC). Atualmente está em elaboração o Projeto Pedagógico (PPC) do novo curso, sob a coordenação do professor Jerônimo Sartori. “Concomitante a isso estamos realizando este diálogo com a comunidade para que o curso venha realmente a atender o público a que se destina, ou seja: professores que vão efetivamente atuar nas escolas do campo”, conclui Naira.