Grupo de Alimentação Saudável é criado no Campus Erechim

Publicado em: 12 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Foi realizado, nesta quarta-feira (11), o lançamento do Grupo de Alimentação Saudável (GAS) da UFFS – Campus Erechim. Trata-se de um grupo de consumo de alimentos orgânicos formado, em sua maioria, por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do Campus que buscam incentivar e apoiar os processos de produção baseados na Agroecologia e desenvolvidos no âmbito da agricultura familiar e camponesa.

Os alimentos comercializados serão fornecidos pelos agricultores da comunidade Vaca Morta, pertencente ao município de Três Arroios/RS, vinculados à Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (Ecoterra), formada por agricultores ecologistas de vários municípios da Região do Alto Uruguai. Desde a década de 70, os agricultores desta comunidade já realizam um trabalho voltado para a autonomia camponesa e sua qualidade de vida, através da produção de sementes crioulas, uso de adubação verde, plantio direto, não utilização de agrotóxicos, venda dos seus produtos no mercado local, entre outros.

“Estamos convencidos de que os canais curtos de comercialização poderão trazer benefícios mútuos para consumidores e agricultores, muito além da produção e do consumo. A venda direta pode facilitar novas relações/alianças entre o campo e a cidade que fortaleçam mais do que mercados, mas, sobretudo, modos de vida sustentáveis”, destaca o Engenheiro Agrônomo, professor da UFFS – Campus Erechim e coordenador do Grupo, Ulisses Pereira de Mello.

Os alimentos cultivados e/ou elaborados pelas famílias de agricultores serão certificados pela Rede EcoVida de Agroecologia, garantindo, assim, que se tratam de produtos oriundos da Agroecologia e de Sistemas Orgânicos de Produção. Para Mello, “a produção ecológica, o processamento e a comercialização direta destes alimentos, além de garantir uma melhoria considerável na dieta alimentar das pessoas, também contribui de maneira significativa para que outro modelo de economia seja estabelecido, baseado nas dinâmicas e nos potenciais de cada local e tendo como objetivo central proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população em geral”.

Edson Klein, que já tem experiência com esse tipo de iniciativa por trabalhar com a Ecoterra e o Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP), onde é técnico em agropecuária, acredita que essa é mais uma oportunidade de divulgar os alimentos orgânicos produzidos na região, pois, segundo ele, embora tanto a produção quanto a comercialização deste tipo de produto venha crescendo nos últimos anos, ainda há muito o que avançar. “Com a instalação do GAS cria-se a possibilidade de trazer esses alimentos para dentro deste espaço de formação de opinião que é a universidade, fomentando cada vez mais a importância de se consumir alimentos produzidos na região, o que garante o sustento de muitas famílias de agricultores”, destaca.

Para o professor da UFFS – Campus Erechim e membro do GAS, Márcio Freitas Eduardo, o Grupo representa um avanço considerável, não só na perspectiva do consumo de um alimento mais saudável, da valorização do circuito de produção e comercialização de alimentos locais, mas também para que se possa, enquanto grupo, pensar ações estratégicas de pesquisa e extensão.

A adesão ao GAS será feita através do envio de uma mensagem eletrônica na qual deverá constar o interesse em participar do grupo e também o encaminhamento da primeira encomenda para o endereçogas.uffs@gmail.com que está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Será distribuída semanalmente uma planilha atualizada aos membros do grupo, em que constarão todos os produtos disponíveis naquele momento. As encomendas, que deverão ser feitas às sextas-feiras, até as 12h, serão entregues nas segundas-feiras, entre as 17h e 20h, em local a combinar. Os interessados em fazer parte do GAS podem conseguir mais informações através do e-mail do grupo.