Grupo de Estudos do Campus Erechim lança livro com reflexões sobre alfabetização

Publicado em: 24 de julho de 2015 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

O Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (Geame), com quatro anos de atividades na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), lança neste sábado (25) o primeiro livro com pesquisas e reflexões desenvolvidas pelo grupo. A organizadora da obra, professora da UFFS – Campus Erechim Zoraia Aguiar Bittencourt, juntamente com algumas autoras dos textos contidos no livro, estará presente à recepção que marca o lançamento e que será realizada às 16h, na Agridoce Livraria e Sebo.

De acordo com Zoraia, o livro “Alfabetização em Grupos: teoria e prática” é decorrente de pesquisas bibliográficas, análises de materiais da área da alfabetização, além de pesquisas em escolas da região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. No total, 13 artigos escritos por estudantes de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, que integraram o Geame em 2014, compõem a obra.

“Os artigos apresentam análises de livros didáticos, de cadernos de caligrafia, de publicações em eventos, bem como debates em relação aos métodos de alfabetização, aos processos avaliativos, às concepções de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita”, explica a organizadora.
O lançamento do livro terá sessão de autógrafos seguida de coquetel. Para quem tiver interesse, a obra pode ser adquirida com as autoras ou na Agridoce (localizada na Avenida Sete de Setembro, 325, em Erechim).

Autoras: Carla F. M. Marengo, Gisele C. Zawadzki , Kelli F. Bampi, Rosane F. Vasques, Claudiane Zandoná, Aline P. P. Bordin, Dalana Mierwinski, Morgane Carraro, Rosângela Ribeiro, Bruna M. B. Zordan, Monise C. Orso, Chaiane Longo, Daniê R. Mikolaiczik, Larissa S. Turmena, Matilde Ostrowski, Lidianne L. Radomski, Ana M. May, Salete T. Tartari, Neli T. Badalotti, Rita Fávero, Terezinha S. Mrozinski, Cláudia Mutschall, Maristela Longo e Rejane Ganasini.