Grupo de Pesquisa da UFFS - Campus Erechim participa da XXII Jornada de Herbologia e II Campeonato Sul-brasileiro de Herbologia
A Jornada, que ocorre anualmente e é organizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Publicado em: 16 de janeiro de 2017 00h01min / Atualizado em: 02 de fevereiro de 2017 10h02min

O Grupo de Pesquisa Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas (MASSA) da UFFS – Campus Erechim, liderado pelo professor Leandro Galon, participou da XXII Jornada de Herbologia e II Campeonato Sul-brasileiro de Herbologia, entre os dias 09 e 11 de janeiro. A Jornada, que ocorre anualmente e é organizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem o objetivo de propiciar trocas de experiências entre pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação, centros de pesquisas do Rio Grande do Sul, além de empresas públicas e privadas do Brasil e do mundo, relacionados ao manejo de plantas daninhas.

Participaram das atividades aproximadamente 40 pessoas de diversas instituições, entre estudantes, professores e pesquisadores. Foram visitados experimentos instalados a campo, com arroz, soja, milho e feijão em diversas regiões do Estado. Além da UFFS - Campus Erechim, foram realizadas visitas à Embrapa Clima Temperado e à UFPel em Pelotas, à Estação Experimental Agronômica da UFRGS em Eldorado do Sul, à Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz em Cachoeirinha, ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, à Embrapa Trigo em Passo Fundo e à Cooperativa Central Gaúcha Ltda. em Santa Bárbara do Sul e Cruz Alta.

Em paralelo à jornada, ocorreu o II Campeonato Sul-Brasileiro de Herbologia. O mestrando César Tiago Forte, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) ofertado no Campus Erechim, obteve o primeiro lugar na prova de recomendação de manejo de plantas daninhas em culturas agrícolas, na categoria Pós-Graduação. O egresso do curso de Agronomia, Maicon Fernando Schmitz, conquistou dois primeiros lugares nas provas de identificação de plantas daninhas e de sintomatologia de aplicação de herbicidas em culturas e plantas daninhas. “Isto demonstra a qualidade na formação de nossos agrônomos e também dos professores da UFFS”, destaca o professor e coordenador do curso de Agronomia do Campus Erechim, Gismael Perin.