História das Religiões e Religiosidades será abordada em Semana Acadêmica do Campus Erechim

Publicado em: 20 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

A terceira edição da Semana Acadêmica do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim terá como tema o campo de investigação “História das Religiões e Religiosidades”. O evento acontece no período de dois a seis de dezembro. As inscrições estão abertas para a participação como ouvinte e/ou expositor de trabalho ou experiência de pesquisa. As atividades são gratuitas e a programação é destinada para a comunidade acadêmica e externa.

No caso de inscrição de trabalhos em um dos dois Grupos de Trabalho (GTs) disponíveis (“História, Memória e Cultura” e “Pensando a História: ensino, pesquisa e extensão”) além de realizar esse procedimento o interessado deve remeter o resumo para o e-mail dahisolgabenario_uffs@hotmail.com, até o dia 27 de novembro.

Também é preciso informar o nome completo do participante, número do documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), perfil do participante (estudante da UFFS, técnico-administrativo, aluno de outras instituições, etc). O preenchimento correto das informações é necessária para a emissão dos certificados, expedidos tanto para ouvintes (com participação em pelo menos 75% da programação) como para expositores.

O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico de História (Dahis) Olga Benário, com a colaboração do colegiado do curso de História e do grupo de estudos “Entre o Lógos e o Tao”. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no blog: http://dahisuffserechim.blogspot.com.br/.

Programação

Conforme Vicente Detoni, da Comissão Organizadora do evento, a Semana Acadêmica será realizada em cinco noites, alternando considerações teórico-metodológicas e historiográficas sobre o campo de investigação “História das Religiões e Religiosidades”. Após cada palestra haverá um momento para que a comunidade acadêmica e externa possa debater com os convidados.

Confira a programação:

02/12 - Conferência: “Inventar e desinventar deuses” com Francisco Marshall (UFRGS)

Hora e local: 20h, no auditório da UFFS – Campus Erechim

03/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades afro-brasileiras” com Daniel de Bem (UFFS) e Artur César Isaia (UFSC)

Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim

04/12 - Mesa Redonda: “Religiões e religiosidades no Ocidente e no Oriente – História e historiografia” com Paulo Bittencourt (UFFS) e Luciane Gressana (URI)

Hora e local: 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim

05/12 - GT'S – Apresentações de trabalhos e relatos de experiência de pesquisa

Hora e local: 19h30, no auditório e na sala 3 do Anexo

06/12 - Conferência: “História das Religiões e Religiosidades – Considerações historiográficas e teórico-metodológicas”, com Eliane Cristina Deckmann Fleck (Unisinos)

Hora e local: 20h, no auditório da UFFS – Campus Erechim