Historiador francês palestra para Turma Especial de História/Iterra
Bruno Groppo falou, entre outros assuntos, da dinâmica da Guerra Fria

Publicado em: 03 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 03 de abril de 2017 00h04min

O historiador francês Bruno Groppo esteve, no último sábado (1º), no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), em Veranópolis-RS, a convite do coordenador adjunto da Turma Especial do Curso de Graduação de Licenciatura em História, Gerson Wasen Fraga.

Em sua visita, Groppo, além de conhecer a experiência do Iterra e do curso de História ofertado em regime de alternância pela UFFS – Campus Erechim, em parceria com o Instituto, também falou para a turma especial sobre a dinâmica da Guerra Fria, ressaltando, especialmente, o fato de que é errôneo falar em um único modelo de socialismo. O historiador também abordou questões relacionadas à memória que existe nos atuais países do Leste Europeu sobre o período da Guerra Fria.

Groppo é pesquisador do Centro de História Social do Século XX da Université Paris I e já publicou diversos livros e artigos sobre a história dos movimentos sociais no século XX, especialmente da social-democracia e do comunismo, bem como o tema das políticas de exilados e emigração. Atuou como professor visitante em várias universidades pelo mundo e atualmente no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.