II Seminário de História da UFFS – Campus Erechim será realizado de 3 a 6 de outubro

Publicado em: 29 de setembro de 2016 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

O Colegiado do Curso de História promoverá, entre os dias 3 e 6 de outubro, o II Seminário de História da UFFS – Campus Erechim: Ensino de História e Currículo. O objetivo é discutir as propostas da Base Nacional Comum Curricular, currículo e o ensino de História enquanto área de pesquisa. “Vivemos um amplo debate sobre o currículo, na expectativa do aprimoramento da Educação Básica frente às demandas do mundo contemporâneo e à formação de professores capazes de entender essa realidade e construir uma prática pedagógica atinente às demandas do nosso tempo, da formação integral do cidadão, da produção de saberes significativos, do uso das tecnologias, do humanismo como condição fundamental para a construção de relações sociais em respeito à diversidade”, explica o professor e coordenador adjunto do curso de História, Halferd Carlos Ribeiro Junior.

O evento é voltado para acadêmicos de História, professores da rede de Educação Básica e demais interessados no tema. As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento e será emitida certificação de 20h aos participantes. As atividades ocorrerão no Auditório do Bloco A.

Também fará parte da programação do evento a exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985”. Concebida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), a exposição viaja pelo país desde agosto de 2006 quando foram comemorados os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil. As imagens recuperam a memória do golpe militar de 64 através de fatos marcantes como a morte de Mariguela, a troca de presos políticos pelo embaixador americano, a praça do Congresso Nacional tomada por tanques de guerra, as prisões no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna, a batalha da rua Maria Antônia, o culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte de Herzog e o comício pelas Diretas Já em São Paulo. A exposição ficará aberta à visitação de 3 a 14 de outubro no saguão do Bloco A.

Acompanhe a programação completa:

3/10/2016 – Segunda-feira

19h às 22h30 – Abertura oficial

Mesa de Abertura: Ensino de História e a BNCC: Desafios, Incertezas e Possibilidades, com a Profa. Dra. Kátia Maria Abud (USP), Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS) e mediação do Prof. Dr. Mairon Escorsi Valério (UFFS)

4/10/2016 – Terça-feira

19h às 22h30 – Oficinas

Ensino de História e Literatura, com Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior (UFFS)

Cartografia e Ensino de História, com Prof. Dr. Anderson Matos Teixeira (UFFS)

Ensino de História e Cinema, com Prof. Dr. Mairon Escorsi Valério (UFFS)

Ensino de História e Cultura Material, com Profa. Ma. Caroline Rippe (UFFS)

5/10/2016 – Quarta-feira

14h às 18h – Apresentação de trabalhos: pesquisa e relatos de experiência

19h às 22h30 – Ensino de História e Memória: Currículo e Vida de Professores, com professores convidados da rede de Educação Básica – Gládis Wolff, Ernesto Cassol, Neivo Fabris e Enori Chiaparini – e mediação da Profa. Dra. Isabel Rosa Gritti (UFFS).

6/10/2016 – Quinta-feira

19h às 22h30 – Mesa de encerramento: Ensino de História e Currículo: Prática de Ensino, Teoria e Pesquisa, com a Profa. Dra. Maria do Carmo Martins (UNICAMP), Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro (UFMT) e mediação do Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior (UFFS)