Instalado Conselho Comunitário da UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 02 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Foram empossados, em sessão realizada na noite da última quarta-feira (1), os membros do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O órgão, criado em dezembro e instalado na mesma sessão da posse dos conselheiros, já nasce com um desafio: mobilizar a comunidade regional para a participação na consulta prévia para escolha de reitor, vice-reitor e diretor do Campus Erechim da UFFS.

O Conselho Comunitário do Campus Erechim é composto, predominantemente, por representantes da sociedade civil organizada. Há ainda representantes de órgãos públicos, das comunidades indígenas e quilombolas e da comunidade acadêmica.

A sessão da última quarta-feira foi presidida pelo diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, que integra o Conselho Comunitário. Ele destacou a relação sempre próxima que a Instituição mantém com a comunidade regional e pontuou que a instalação do Conselho Comunitário é mais um esforço no sentido de intensificar esse diálogo. “Essa Universidade tem êxito e esse êxito vem dessa soma fantástica de forças”, destacou.

O conselheiro Daniel de Bem, representante dos professores da UFFS no Conselho, destacou que a participação das organizações da comunidade regional é muito importante. “Essa reunião de entidades e organizações faz com que a Universidade compreenda melhor a comunidade e também que a comunidade entenda melhor a Universidade, e isso é fundamental para que o projeto da UFFS se desenvolva da maneira mais democrática possível”, disse.

Atribuições

O Conselho Comunitário do Campus Erechim é um órgão consultivo e propositivo que constitui uma instância de diálogo entre o campus e a comunidade de sua região de inserção. Está entre as atribuições do Conselho Comunitário propor questões estratégicas, diretrizes gerais, expansão de atividades, criação de novos cursos, em permanente diálogo com a produção acadêmica da instituição, considerando sempre a sua pertinência e seu impacto social para a região da UFFS – Campus Erechim. Além disso, compete ao Conselho indicar membros aos conselhos que requerem representação da comunidade regional e também credenciar eleitores para os processos de consulta que assim exigirem.

Credenciamento de eleitores

O credenciamento dos eleitores da comunidade regional para a participação na consulta prévia pode ser feita em dois grupos: representantes de organizações, movimentos ou instituições; e eleitores individuais. No Campus Erechim, esse credenciamento pode ser realizado na Secretaria dos Órgãos Colegiados ou mediante a entrega das fichas de inscrições preenchidas aos próprios conselheiros recém-empossados. O credenciamento de eleitores tem prazo até 10 de abril.

Conselheiros do Conselho Comunitário:

Ilton Benoni da Silva, diretor da UFFS – Campus Erechim

Cássio Cunha Soares (titular), Daniel de Bem (suplente) – representantes dos professores da UFFS

Felipe Caldart (titular), Marcela Lago (suplente) – representantes dos estudantes da UFFS

Cristiana Girotto (titular), Tatiane de Oliveira (suplente) – representantes dos técnicos-administrativos da UFFS

Adiles Nonnenmacher (titular) – representante da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

Ivan José Suszek (titular) – representante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Anacleto Zanella (titular) – Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, Alderi Oldra (suplente) – Secretaria Municipal de Educação

Eluandro Tonatto Mariano (titular), Jair Lourenço Mariano (suplente) – representantes da Terra Indígena Toldo Guarani

Franciele Amantino (titular), Nilson Cardoso (suplente) – representantes da Terra Indígena Votouro

Helena Terres Bonorino (titular) – Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai (Atapers)

Otávio Kolcheski (titular) – Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)