Publicado em: 28 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min
Um equipamento bastante aguardado pelos pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim teve a instalação concluída nesta semana. Trata-se do Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (Clae). Conforme o coordenador adjunto de Laboratórios, professor Liérson de Castro, a expectativa em torno da instalação do equipamento se deve ao fato de ser um passo importante para a qualificação da Central de Análises do Campus.
De acordo com ele, na Central estarão à disposição dos pesquisadores, professores e estudantes da UFFS que realizam pesquisa, ensino e extensão, uma série de equipamentos que servirão como ferramenta para a “elucidação de compostos”, ou seja, para a identificação dos produtos que integram amostras analisadas. Acoplados ao Cromatógrafo foram instalados o espectrômetro de massas, o fotodiodo, detector por índice de refração e detector por espalhamento de luz.
Conforme o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão de Laboratórios, Jônatan Josué Anton, como simplificação, na UFFS, o equipamento é chamado pela sigla LC/MS (Cromatógrafo Líquido acoplado à Espectrômetro de Massas, traduzido do inglês). Ele explica que o equipamento permite a separação de misturas orgânicas com alta sensibilidade, permitindo detectar substâncias em concentrações não detectáveis por outros métodos. “É muito utilizado no controle de qualidade de produtos e processos e também em análises ambientais para estudo de contaminações, como por exemplo, agrotóxicos em meios aquáticos”, explica Anton. Segundo ele, as áreas de pesquisa que mais se beneficiam desse equipamento são a Agronomia, Engenharia Ambiental, Química, Bioquímica, Farmácia e Alimentos.
O tecnólogo em Química do Campus Erechim, Glauber de Lima, acrescenta que o equipamento tem como principais contribuições a precisão (tendo em vista que pode detectar quantidades muito pequenas, traços de compostos) e a confiabilidade (relacionada a possibilidade de reprodução dos testes). Essas duas características fazem com que as análises sejam aceitas, por exemplo, em exigentes processos de acreditação (avaliação e certificação da qualidade), de diversas organizações.
Investimento
Jônatan Anton explica que os recursos para a aquisição do LC/MS são provenientes do orçamento da UFFS, sendo que o investimento total para viabilizar a instalação no Campus Erechim, incluindo acessórios e consumíveis, é de cerca de R$ 600 mil.
Ele conta que foram adquiridos um conjunto de três equipamentos para os campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul: cada um receberá o Cromatógrafo Líquido acoplado a Espectrômetro de Massas (LC/MS), já instalado em Cerro Largo e Erechim; Cromatógrafo Gasoso acoplado a Espectrômetro de Massas (GC/MS); e Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS).
Também foram adquiridos equipamentos auxiliares e complementares, materiais consumíveis e realizada a adaptação de infraestrutura (construção de rede de gases especiais, adequação no fornecimento de energia elétrica). Com isso o total de investimentos da UFFS com esses equipamentos ultrapassará os R$ 4 milhões. A previsão para a conclusão das instalações é dezembro de 2015.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação