Lar dos Velhinhos recebe grupo de contadores de histórias da UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 17 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Com uma plateia participativa, que riu e interagiu, aconteceu na última quarta-feira a segunda apresentação do projeto de cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, “Arte de ouvir e contar histórias na contemporaneidade”. A performance apresentada foi uma adaptação, cheia de improvisos, do conto popular “Sopa de Pedra - Pedro Malasartes” para os moradores do Lar dos Velhinhos de Erechim.

Integram o projeto estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Erechim, com a coordenação do professor Iloir Gaio. Conforme a bolsista Emanoelli Tonetti, o objetivo do grupo é levar a arte da contação de histórias para diferentes públicos. A primeira apresentação aconteceu em junho, para crianças de um a cinco anos da Escola Municipal Von Mille.

Entre os desafios dos estudantes que produzem as apresentações está colocar dentro de histórias já conhecidas elementos do cotidiano de estudo das suas áreas de formação. “Tentamos dar um sentido lúdico para temas importantes que perpassam a Agronomia e a Engenharia Ambiental, como a importância dos alimentos que vêm da terra, como produzir alimentos mais saudáveis e a importância de ter cuidado com a alimentação”, explica Gaio.

Além disso, os estudantes bolsistas e voluntários são desafiados a trabalhar questões ligadas à expressão e linguagem, transcendendo os conteúdos de sala de aula, o que, conforme o professor, é muito importante para a formação pessoal e profissional dos acadêmicos. O projeto de cultura, que conta com apoio institucional, tem atividades programadas até o final do ano.