Mestrados ofertam vagas em disciplinas isoladas
Inscrições ocorrem via e-mail

Publicado em: 11 de julho de 2023 11h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2023 12h07min

A UFFS publicou os editais de processos seletivos para admissão de alunos em disciplinas isoladas dos mestrados ofertados no Campus Erechim. As vagas são para os programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Profissional em Educação (PPGPE) e Geografia (PPGGeo), para ingresso no segundo semestre letivo de 2023.

Poderão se inscrever no processo seletivo interessados que tenham concluído curso superior; ou que estejam cursando o último semestre do curso de graduação; ou que sejam alunos regularmente matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu de outra instituição de ensino superior. Para o PPGPE, os candidatos devem possuir graduação em curso de licenciatura.

Disciplinas ofertadas

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA):
Tratamento de Águas Residuárias;
Bioprocessos aplicados às Ciências Ambientais;
Gestão de agroecossistemas;
Restauração Ecológica;
Biomonitoramento e Toxicologia Ambiental.

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH):
Seminários Avançados - Produção da Socionatureza;
Seminários Avançados - Classes sociais, estratificação e desigualdades;
Seminários Avançados – Cartografia Geográfica;
Seminários Avançados - Escrita e Subjetivação.

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE):
Teorias do Currículo;
Educação, Cultura e Sociedade;
Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada.

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO):
Cartografia Geográfica;
Produção da Socionatureza;
Capitalismo financeiro e economia política do território;
Tópicos Especiais em Geografia IV - Desastres naturais nas interfaces clima e hidrologia;
Geodinâmica das paisagens continentais;
Tópicos Especiais em Geografia I - Análise textual discursiva na pesquisa em Geografia;
Geografia Social, Cultural e das Representações;
Geografia do Clima.

Inscrições

Para o PPGCTA, PPGICH e PPGPE, as inscrições ocorrem de 13 a 18 de julho, por e-mail. Já para o PPGGEO, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de julho, também por e-mail.

Demais informações, incluindo o número de vagas e o quadro de horários das disciplinas, constam nos editais, que devem ser lidos na íntegra por todos os candidatos:

Edital do PPGCTA, PPGICH e PPGPE: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/cappger/2023-0001.

Edital do PPGGEO: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/cappgch/2023-0001.