Novos conselheiros tomam posse no Campus Erechim

Publicado em: 26 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Os representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo eleitos para o mandato 2013-2015 foram empossados no Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim em sessão realizada nesta terça-feira (26) no auditório da instituição. O Conselho é um órgão consultivo e deliberativo da estrutura do Campus Universitário, constituindo-se na instância máxima de decisão sobre aspectos administrativos e acadêmicos.

O Conselho de Campus da UFFS em Erechim é constituído por quatro representantes dos professores, três do segmento técnico-administrativo e um representante dos estudantes, com seus respectivos suplentes. Além destes, eleitos por meio de votação envolvendo os pares, integram o Conselho o diretor de Campus, o coordenador acadêmico, o coordenador administrativo, os coordenadores dos cursos de graduação e um representante da comunidade externa.

Conforme o presidente do Conselho de Campus da UFFS em Erechim e diretor do Campus, Ilton Benoni da Silva, a posse dos integrantes do segundo mandato do Conselho têm um “significado gigantesco” para a instituição, pois marca a continuidade de um processo de construção de uma vida universitária baseada nas discussões coletivas. “É de conhecimento de todos, e penso que não é exagero, dizer que nós nascemos como Campus já em processos coletivos de diálogo, decisão e organização”, afirma. Referindo-se especificamente ao Conselho, Benoni destacou que é nesse espaço que “se finaliza e se consolida o processo de reflexão do Campus”.

Ele agradeceu a contribuição dos representantes da comunidade acadêmica que se desafiaram a compor o primeiro grupo de conselheiros do Campus Erechim no período de 2011-2013. Benoni ressaltou que nesse período foram realizadas 32 sessões do Conselho, com uma estimativa de mais de 180 matérias analisadas. Desses debates saíram 20 resoluções, também foram criadas 63 Comissões Auxiliares e 17 Comissões Temporárias para análise de temas específicos.

Na UFFS – Campus Erechim o Conselho de Campus foi instalado em fevereiro de 2011. Dentre as matérias que passaram pela instância consultiva e deliberativa, o presidente destacou a criação do Comitê de Laboratórios e as deliberações finais sobre o conjunto de vagas de técnico-administrativos e docentes, além do perfil docente.

Desafios

“Ao novo Conselho podemos antever trabalho ainda maior, estamos em um momento da instituição, e no Campus não será diferente, de decisão de projeto de Desenvolvimento Institucional, expansão institucional, consolidação do que já temos, processo mais refinado de regulamentação da vida do Campus: seguramente essa legislatura vai se debruçar sobre o regimento do Campus, sobre o regimento desse Conselho, vai coordenar um debate interno e externo sobre a possibilidade de crescimento da vida da instituição, e particularmente do Campus, então são matérias de grande envergadura”, disse Benoni ao acolher os novos conselheiros.

Após o ato de posse ocorreu a primeira sessão do Conselho com os novos integrantes, a qual foi acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UFFS, Joviles Trevisol.

Representantes dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho de Campus:

Conselheiro: Débora Machado de Oliveira

Suplente: Paulo Afonso Hartmann