Núcleo de Apoio Pedagógico desenvolve projeto de formação docente no Campus Erechim

Publicado em: 19 de março de 2013 13h03min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

No mês de novembro de 2012 o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizou uma pesquisa sobre o perfil dos docentes que atuam na instituição. A partir do levantamento desses dados se estabeleceu um projeto de formação docente para 2013 que terá sua primeira atividade no dia 26 de março. O tema do primeiro encontro é “Processos Interativos nas Relações Humanas: professor - aluno” e será realizado na sala de reuniões do Seminário, às 14h.

As inscrições podem ser feitas no local do evento e as participações serão certificadas. Conforme a coordenadora do NAP no Campus Erechim, professora Ana Maria de Oliveira Pereira, os assuntos que se pretende abordar durante as capacitações vinculadas ao projeto foram baseados na indicação dos próprios docentes, que expuseram as áreas de interesse durante a pesquisa.

Perfil docente

O levantamento de informações feito pelo NAP, com a colaboração da Coordenação Acadêmica e Secretaria de Cursos, gerou um banco de dados com informações sobre o perfil dos docentes e também áreas de interesse para as atividades de formação que serão realizadas ao longo do ano.

Entre alguns tópicos, a pesquisa identificou que mais da metade dos professores do Campus tem idade entre 30 e 39 anos; 35% são do gênero masculino; 67% são naturais do estado do Rio Grande do Sul; e 88% residiam em Erechim na ocasião da pesquisa.

A maioria ingressou na Universidade por meio de concurso público, 92%, enquanto 8% foram redistribuídos; 56% dos docentes do Campus Erechim são mestres, 44% doutores; 43% deles atuaram como docentes na Educação Básica; 87% possuem experiência como docentes do Ensino Superior em outras instituições; 46% têm experiência na área de gestão no Ensino Superior.

Quanto às áreas de interesse em se tratando de formação continuada, os quatro temas com maior índice de indicação foram: docência no ensino superior, metodologia do ensino superior, plano de carreira, pesquisa e extensão na Universidade.

Atividades de formação docente já agendadas:

Dia 26 de março de 2013

Tema: Processos Interativos nas Relações Humanas: professor - aluno