Obra de Dante Alighieri é tema de minicurso ministrado no Campus Erechim

Publicado em: 10 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min

O grande poema da história cristã. É assim que o professor da Universidade do Porto (Portugal), Luis Alberto de Boni, caracteriza a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, na qual se baseia o minicurso que ministrará ao longo desta semana na UFFS – Campus Erechim.

Com o tema “Revisitando o Inferno com Dante Alighieri”, a atividade tem foco no Inferno, uma das três partes que compõem a obra. As outras duas são Purgatório e Paraíso. “Como a obra é bastante extensa, o minicurso priorizará alguns tópicos do Inferno, com ênfase nas reflexões de Dante”, explica de Boni.

Serão quatro encontros, de 9 a 12 de dezembro, cada um com um subtema. No primeiro, que aconteceu nesta segunda-feira (9), o subtema foi “Dante e seus primeiros passos no Inferno”; no segundo será “Francesca e Paolo; no terceiro “Ulisses e o orgulho humano”; e no quarto “Satanás no inferno de gelo”.

Embora o minicurso já tenha iniciado, os interessados ainda poderão participar pois, havendo vagas, serão aceitas inscrições antes do início de cada encontro. A certificação somente será emitida aos que tiverem 75% de frequência somando os quatro encontros.

Nesta terça-feira (10) o minicurso será realizado no Auditório da UFFS e nos dias 11 e 12, na Sala de Aula 4, no prédio da UFFS junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.

O minicurso é promovido pelo curso de Filosofia - Licenciatura da UFFS – Campus Erechim. Mais informações podem ser obtidas no blog http://academicofilosofiauffs.blogspot.com.br/.

Ministrante

De Boni é doutor em Teologia pela Westfaelische-Wilhelms Universitaet, Muenster, Alemanha, com pós-doutorados na área de Filosofia Medieval. Desde 2007 é professor/pesquisador do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto (Portugal). É Professor Colaborador da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre, e representante da Sociedade Civil na Comissão de Avaliação do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Atua principalmente nos seguintes temas: o Neoplatonismo de Agostinho, o Aristotelismo dos séculos XII e XIII, a síntese de Tomás de Aquino, o Pensamento Franciscano, Filosofia Política Medieval, e na questão da subjetividade.