Participação do Campus Erechim na Feira do Livro encerra com duas sessões do Partilhando Leituras

Publicado em: 13 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

A participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim na Feira do Livro da cidade encerra nesta quarta-feira (13) com duas sessões do projeto de extensão Partilhando Leituras: às 18h os professores Daniel de Bem e Jerzy Brzozowski leem “Guerra dos Tronos”, de George Martin, e às 20h os professores Gerson Fraga e Anderson Ribeiro leem “The Walking Dead – A ascensão do governador”, de Robert Kirkman.

As atividades acontecem no Polo de Cultura, na sala Operário em Construção, e são abertas para o público em geral que pode contribuir com o diálogo. Nesse dia a entrada no parque de exposições da Frinape é gratuita, e consequentemente o acesso às atividades no Polo de Cultura.

Durante a semana algumas ações já foram realizadas. Na segunda-feira (11) a professora e pesquisadora da área da geologia Kátia Kellem da Rosa  e a jornalista Marcionize Bavaresco partilharam suas percepções acerca do livro “Diário do Clima – Efeitos do Aquecimento Global: um relato em cinco continentes”, escrito pela jornalista Sônia Bridi. A mediação foi do professor e coordenador do projeto de extensão Partilhando Leituras, Gerson Severo.

Além de conversar sobre o livro, forma como foi produzido, conteúdo e percepções, o diálogo abordou aspectos do trabalho de jornalistas e cientistas, e um dos pontos de interseção deles: a divulgação científica.

Lançamento de livros

Ainda na segunda-feira (11) houve o lançamento de livros de vários autores, em evento realizado no auditório Garota de Ipanema, no Polo de Cultura. Entre eles esteve a obra “Contribuições da UFFS para Educação Integral em Jornada Ampliada”, com a organização de Juliana Wrublewski, Elsio José Corá, Adriana Salete Loss e Sergio Begnini.

Além desse, a professora da UFFS – Campus Erechim, Adriana Salete Loss, lançou “Ampliação das Inteligências Intra e Interpessoal nos Espaços Educativos”, “Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola”, “Educar e Cuidar: Promovendo o Sucesso Escolar” e “Preparando-se para Ser Professor Passo a Passo: manual de didática”;

O professor do Campus Erechim, Jerônimo Sartori, lançou "Formação do Professor em Serviço: da (re)construção teórica e da ressignificação da prática". Já os professores Juçara Spinelli (organizadora), Daniella Reche, Éverton de Moraes Kozenieski, Murad Jorge Mussi Vaz, Paulo Muller, e o técnico em laboratório, Guilhermo Romero, lançaram “Caderno de Mapas de Erechim”, livro digital que sistematiza os resultados obtidos com o projeto de extensão “Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade”, durante o ano de 2011.

Café com Memória

Na terça-feira (12) foi a vez do projeto de extensão “Café com Memória”, que teve edição às 19h na sala Operário em Construção do Polo de Cultura. O tema da atividade foi “Educação em Erechim”, tendo como convidada a compartilhar suas experiências e memórias a professora Nely Zaffari. Em sua fala ela tratou de sua trajetória pessoal e profissional, da relação com os movimentos sindicais, ligados à igreja e à questão agrária, sempre com foco de atuação na educação.