Pesquisadora que estudou a preservação do patrimônio cultural de Erechim ministra palestra na UFFS

Publicado em: 11 de abril de 2014 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

“Patrimônio Cultural em Erechim: uma experiência de pesquisa etnográfica”. Esse será o tema de uma palestra, aberta para a comunidade acadêmica e externa, a ser realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A convidada para falar sobre o assunto é a arquiteta e professora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Manaus, Simone Prestes. A atividade é promovida pelo Projeto de Pesquisa “Arquitetura Modernista em Erechim: a construção da história a partir de recortes de jornais e revistas”, em andamento na Universidade.

A palestra será realizada na próxima quarta-feira (16), às 18h30, no auditório da UFFS. A mediadora será a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim, Natália Pereira.

Conforme o coordenador do projeto, professor Murad Jorge Mussi Vaz, a atividade tratará do resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida por Simone, que resgata o processo de preservação institucional do patrimônio cultural no município de Erechim. Nela a política de preservação é abordada através de suas etapas: produção, proteção e recepção do conjunto de bens, num processo que tem gerado diferentes opiniões, anseios e ações entre os cidadãos. “O trabalho dá ênfase à Arquitetura de Madeira, tema pertinente à construção da memória coletiva de Erechim”, diz Murad.