Pesquisadores da UFFS – Campus Erechim lançam livro sobre Políticas Contemporâneas de Escolarização

Publicado em: 13 de maio de 2014 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Desde o final de 2011 a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim conta com o Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Políticas de Escolarização. Agora o Grupo apresenta um dos resultados de seu trabalho, uma coletânea de artigos reunidos no livro “Políticas Contemporâneas de Escolarização no Brasil: uma agenda investigativa”.

Conforme um dos organizadores da obra, professor Rodrigo Saballa de Carvalho, o livro aborda as pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo, além de contribuições de pesquisadores de outras universidades que abordam em suas pesquisas as políticas de escolarização contemporâneas.

Composto por uma coletânea de treze artigos, o livro foi lançado pela editora CRV e tem como organizadores, além de Carvalho, outros três professores da UFFS – Campus Erechim: Roberto Rafael Dias da Silva, Rodrigo Manoel Dias da Silva e Zoraia Aguiar Bittencourt.

Na introdução da obra os docentes explicam que, ao longo do período de funcionamento do grupo, foram privilegiadas análises de “temáticas vinculadas às novas políticas educacionais, às articulações entre educação, culturas e seguridade social, às pautas políticas do capitalismo contemporâneo, assim como a recepção de políticas e programas de escolarização e as relações entre educação, Estado e sociedade.”

“Privilegiamos articulações entre diferentes nuances das políticas de escolarização, perpassadas por enfoques variados. Educação infantil, educação integral, ciclos de formação, qualidade educacional, práticas de formação inicial de professores, educação infantil e programas destinados ao atendimento da infância, avaliação de políticas, políticas culturais, ensino médio, tecnologias digitais, relações entre Estado e empresariado e história de políticas de escolarização são as questões que examinaremos nessa obra coletiva”, afirmam os organizadores.