PET Práxis apresenta trabalhos em evento sobre Paulo Freire
Acadêmicos e professor tutor participaram do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Unipampa

Publicado em: 09 de maio de 2023 10h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2023 15h05min

O Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFFS – Campus Erechim participou, entre os dias 4 e 6 de maio, do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. O evento teve como tema “Fronteiras Freireanas – Tolerância e amorosidade, a fronteira como lugar de encontro e conexões transfronteiriças”.

Os bolsistas Alex dos Santos, Cleiton Turski da Silva, Francis Felipetto, Guilherme José Schons, Jennifer Gama Silva e João Paulo Noara e o professor tutor Reginaldo José de Souza, além de acompanharem palestras, mesas temáticas e oficinas, socializaram, em círculos dialógicos, trabalhos (nos formatos de carta pedagógica e resumo expandido) oriundos de reflexões a respeito das atividades do Programa e da participação dos discentes nas diferentes ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura no âmbito da UFFS.

Alex analisou, em seu resumo, como a compreensão da incompletude humana e da emoção pode influenciar a abordagem educacional – procurando pontos de encontro entre Freire e o filósofo francês existencialista Jean-Paul Sartre.

O trabalho do estudante Cleiton, em conjunto com o bolsista João Paulo de Almeida Farina, tratou de ações promovidas no ano anterior diante de pesquisas com o professor visitante Dirceu Benincá, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e que resultaram na promoção de um evento, aplicação de questionários em escolas e visita à Obra Santa Marta e à Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), no bairro Progresso, em Erechim.

Já Francis reflete, por meio de uma associação entre Freire e o marxismo, sobre o papel dos professores para além da sala de aula. Tomando como base um documentário estudado em uma disciplina do curso de licenciatura em Geografia, o bolsista questiona a presença das desigualdades na escola a partir da existência estrutural na sociedade.

Guilherme, em sua carta pedagógica, recorreu ao pensamento freireano para repercutir a sua experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do curso de História, que abrangeu atividades de observação no Ensino Fundamental de uma escola pública de Erechim. Ele faz o relato reflexivo de tal momento, bem como expõe inquietações pertinentes ao ensino de História – as quais associam o conceito de “pedagogia da pergunta” de Freire e Antonio Faundez à noção de “comunidade engajada de aprendizagem”, de bell hooks.

Jennifer buscou, em eixo temático relativo a direitos humanos, epistemologia feminista e educação para as relações étnico-raciais, propor um diálogo entre as ideias de Paulo Freire e a educação indígena diferenciada. Assim, apresenta – citando, por exemplo, Gersem Baniwa – a interculturalidade como chave para alternativas à educação bancária construída nos moldes ocidentais eurocêntricos.

O professor Reginaldo relacionou suas experiências na recente tutoria do PET às categorias “paisagem” e “fronteira” para pensar as vinculações entre educação, gênero e sexualidade. No texto, ele aborda questões presentes no evento Elos Híbridos, realizado em abril deste ano e disponível em https://youtu.be/mVkWJVGchAY.

Os trabalhos serão publicados em formato de capítulo de livro como anais do Fórum Paulo Freire. O evento, itinerante pelas universidades gaúchas, destina-se à reinvenção do pensamento do autor, bem como ao diálogo sobre questões e experiências associadas à educação popular. A UFFS já recebeu o evento em 2012 e 2020-2021.

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*Foto: Divulgação/PET.