Pibid Sociologia do Campus Erechim lança vídeo sobre “Democracia e Representação Política”

Publicado em: 18 de outubro de 2013 13h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Será lançado na próxima terça-feira (22) o vídeo "Democracia e Representação Política", produzido em atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Sociologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, com turmas da Escola Estadual Érico Veríssimo. O lançamento será realizado às 10h, nas dependências do colégio.

Os protagonistas do vídeo são estudantes das séries finais do Ensino Fundamental (7ª e 8ª) e do Ensino Médio (1º e 2º ano) da escola estadual que participaram, durante o ano de 2013, da oficina “Democracia e Representação Política” promovida pelo Pibid Sociologia.

“Foram dois meses de trabalho, no período de maio a julho, entre gravações e edição”, explica o coordenador do projeto, professor da UFFS – Campus Erechim, Clovis Schmitt Souza. De acordo com ele, “o vídeo descreve a percepção dos estudantes envolvidos a respeito das características, funções e atribuições do poder Executivo e Legislativo na esfera local e de que modo a participação política não se restringe ao procedimento de votação, envolvendo também a participação do cidadão nas questões políticas de sua cidade”.

O vídeo será exibido, durante o lançamento, para a comunidade escolar da Escola Érico Veríssimo, comunidade acadêmica da UFFS e autoridades do poder Executivo e Legislativo que apoiaram as atividades desenvolvidas. “O objetivo principal do vídeo é documentar a atividade desenvolvida pelo conjunto de estudantes e tem por finalidade dar visibilidade às ações realizadas, seja entre a comunidade escolar da Érico como também, posteriormente, entre as demais escola da rede de ensino do Alto Uruguai”, afirma Clovis.