Planos na área da Educação são tema de curso de extensão no Campus Erechim

Publicado em: 21 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Estão abertas as inscrições para interessados em participar do quarto módulo do curso de extensão “Gestão Local e Políticas Públicas”, oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Neste módulo o tema será o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as ferramentas de análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) desenvolvido pelos municípios.

O conteúdo será trabalhado pela professora da UFFS – Campus Erechim, Maria Silvia Cristofoli, nos dias sete e 14 de dezembro. Mesmo quem não participou dos módulos anteriores pode se inscrever nessa etapa, até o dia cinco de dezembro, por meio do blog:http://gestaopublicalocal.blogspot.com.br/.

A atividade de extensão é oferecida gratuitamente e tem como foco profissionais que atuam na área da Gestão Pública (prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos públicos), estudantes e demais interessados.

Conteúdo

O PDE foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, pautando-se numa visão sistêmica e objetivando romper com a visão fragmentada da educação, tendo como programa estratégico o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. É a esse plano que está vinculado um instrumento de diagnóstico e planejamento de ações da educação pública: o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Neste módulo do curso de extensão será feito um estudo do PAR nas suas diferentes fases e dimensões, sistemas e participação dos diferentes segmentos enquanto atores do processo de elaboração e acompanhamento. Também será analisado como as etapas de diagnóstico e elaboração do PAR passaram a ser importantes ferramentas de análise e planejamento da educação pública, com influência nas relações de assistência do MEC aos municípios.