Práticas de ensino debatidas na abertura da Semana Acadêmica de Geografia no Campus Erechim

Publicado em: 16 de outubro de 2013 13h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

A II Semana Acadêmica de Geografia da UFFS – Campus Erechim foi aberta oficialmente nesta terça-feira (15). O evento de abertura contou com apresentação cultural dos integrantes do projeto Floreio Geográfico e mesa redonda com o tema “A Geografia para além do livro didático: práticas de ensino”. As atividades da Semana Acadêmica seguem até sábado, quando será realizada edição do evento Jornadas Pedagógicas.

A mediação da mesa redonda ficou a cargo do professor Robson Paim, que em sua fala fez uma contextualização histórica sobre o uso do livro didático e sobre as atuais políticas públicas que envolvem a produção, distribuição e utilização desse material. Os debatedores, que a partir desse gancho trataram de possibilidades pedagógicas que transcendem o livro didático, foram a professora da UFFS Campus Erechim, Ana Maria de Oliveira Pereira, e Kinsey Santos Pinto, que é doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Participam da Semana Acadêmica estudantes de graduação, especialmente do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, e profissionais que atuam na docência. Na programação ainda estão oficinas nas tardes dos dias 16, 17 e 18, além de mesas redondas com os seguintes temas: “O ensino da Geografia física e o uso de Geotecnologias na Educação Básica” e “Cartografia escolar: práticas educativas”. Na noite do dia 17 acontecerá o “Espaço de Diálogos e Práticas”, onde serão socializados trabalhos previamente inscritos. Todas as atividades acontecem no auditório da Universidade.

A Semana Acadêmica é organizada pelos estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, com o apoio institucional e dos professores do curso.

Jornadas Pedagógicas

Dentro da programação da Semana Acadêmica também acontecerá a segunda edição do “Jornadas Pedagógicas: educação geográfica em movimento”. O evento será realizado no sábado (19), no auditório da UFFS – Campus Erechim e é voltado para acadêmicos e professores de Geografia.

As inscrições podem ser feitas no local. Haverá certificação tanto para a participação no evento como para a apresentação de trabalhos no espaço de “Relatos e trocas de experiências”.

A segunda edição do Jornadas Pedagógicas é uma promoção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Geografia da UFFS – Campus Erechim e da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB)/Porto Alegre.

Confira a programação:

8h30 – Abertura

9h – Mesa: Projetos na perspectiva da investigação para ressignificar a aprendizagem (Ligia Beatriz Goulart – Facos).

10h30 – Relatos e troca de experiências

13h30 – Relatos e troca de experiências

15h30 – Oficinas: Metodologia para o ensino da representação do relevo (Robson Paim) e Utilização de tecnologias digitais no ensino de Geografia (Ana Maria de Oliveira Pereira)