Primeiras turmas do Campus Erechim concluem graduação

Publicado em: 18 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O fecho de um primeiro ciclo. Foi assim que o diretor em exercício da UFFS – Campus Erechim, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, definiu o momento que vive a Universidade. Entre os dias 11 e 18 de julho os primeiros formandos de graduação apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Os aprovados nessa fase final colarão grau no dia 13 de setembro.

Três cursos de Licenciatura do Campus Erechim formarão os primeiros profissionais no final deste semestre letivo: Ciências Sociais; Filosofia; e Geografia. Outros cinco cursos terão suas primeiras turmas formadas no final do ano, entre os quais o curso de Agronomia, que também está passando pela fase de apresentação das monografias, no entanto, para esses estudantes ainda há um período de estágio obrigatório antes de alcançar o tão almejado diploma.

Silva destaca que, de maneira geral, as ações de uma universidade iniciam alicerçadas na graduação. É a partir desses cursos que, na maioria dos casos, se estabelecem as ações de pesquisa e extensão, por isso o fechamento do ciclo de formação das primeiras turmas de graduação fortalece os demais eixos de atuação da Universidade.

“A formatura das primeiras turmas é um marco. Para uma instituição nova, como é o nosso caso, é uma etapa formativa para toda a equipe. Docentes, técnicos, todos estão construindo essa experiência pela primeira vez na UFFS. Como professor, é gratificante ver esses estudantes apresentando suas monografias, que são trabalhos autorais. É gratificante lembrar como eles chegaram aqui, no início do curso, e como estão saindo. Isso mostra o quanto a educação é importante, o quanto transforma as pessoas”, disse.

Segundo ele, a partir da formatura das primeiras turmas também se inicia uma nova fase de relacionamento com a comunidade. “Desde a sua implantação a UFFS tem uma relação forte com a comunidade externa, por meio de seus projetos de extensão, de pesquisa e mesmo pela própria história da sua constituição, mas agora entramos em uma nova fase, teremos profissionais formados pela instituição atuando”, afirma.

Valeu a pena!

Quando questionado sobre a avaliação que faz do período que passou na UFFS – Campus Erechim, Andrei Vanin, um dos formandos do curso de Filosofia, responde rápido: “Valeu a pena!” Ele foi o primeiro estudante a apresentar e ter aprovada a sua monografia e, também, já está com vaga garantida para o mestrado. Ele foi aceito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“O período de estudos na UFFS superou minhas expectativas. No começo havia certa desconfiança por estar em instalações provisórias e estudar com a universidade em construção, com professores sendo contratados. Contudo, apesar dessas desconfianças e dificuldades, minha formação na UFFS foi das melhores. Sempre tive a oportunidade de participar de grupos de estudos, os professores sempre ofereceram materiais e todo o suporte necessário para uma formação de excelência. É claro que também tive a oportunidade de me dedicar, por certo período de tempo, exclusivamente aos estudos, o que permitiu que minha carga de leitura e participação em eventos fosse maior, agregando, assim, outras experiências à minha formação”, expõe.

Questionado sobre os projetos para o futuro ele não hesita: “Meu projeto é, após desenvolver minha pesquisa de mestrado, poder ingressar em um doutorado. A partir daí, aprofundar meus estudos filosóficos e de línguas. Após esse período de formação pretendo ser professor de Filosofia em algum curso de ensino superior”, diz. Para quem sonhava em ter uma universidade pública na região, o depoimento do jovem, nascido em Erechim/RS, é carregado de simbologia.