Professor do Campus Erechim lança livro sobre a Força Aérea Brasileira

Publicado em: 21 de outubro de 2015 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

Será lançado, nesta quinta-feira (22), no Campus Erechim, o livro “FAB: Força Aérea Brasileira; os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos entre 1941 e 1948”, de autoria do professor Anderson Matos Teixeira. Desde a sua graduação, Teixeira tem pesquisado temas relacionados à compreensão do que é o poder aéreo, como os princípios que constituíram o que é a FAB atualmente. “Hoje, pelo seu perfil, a FAB é uma das forças aéreas mais competentes e organizadas, com capacidade operacional superior até a alguns países europeus”.

 

Um dos pontos do livro é o contexto em que foi criada a FAB, em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial. “Analisando os documentos do próprio Ministério da Aeronáutica, tive a oportunidade de desmitificar algumas questões, como a de que a FAB, naqueles tempos, usava equipamentos sucateados ou a de que os próprios Estados Unidos é que mantinham nosso pessoal”, explica o professor.

Durante o evento também será realizado um debate sobre o contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, e como isso impactou na estrutura da FAB. Também serão debatidos estudos relacionados à defesa no Brasil. O lançamento ocorrerá no Auditório do Bloco dos Professores, às 19h30. Haverá exemplares disponíveis para venda no local.