Professores do Campus Erechim organizam livro sobre manifestações de junho

Publicado em: 24 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

“As Rebeliões da Tarifa e as Jornadas de Junho no Brasil”. Esse é o título do livro organizado pelos professores da UFFS – Campus Erechim Daniel de Bem e Cássio Cunha Soares que será lançado no próximo dia 8 de dezembro. A obra é constituída por uma compilação de artigos inéditos sobre as manifestações ocorridas no país durante o mês de junho de 2013, escritos sob pedido. “Os autores são, em sua maioria, ativistas e militantes sociais do campo libertário e anticapitalista que tiveram alguma participação direta ou indireta nas manifestações de junho”, explica Soares, que assina a obra com sua identificação acadêmica: Cássio Brancaleone.

Conforme o professor, o livro foi concebido a partir de diálogos e inquietações alimentadas pelos organizadores no âmbito da linha de pesquisa Insurgências, Sociabilidades Emergentes e Lutas Sociais do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), o qual realiza encontros periódicos na UFFS – Campus Erechim. “Nesse sentido, pode ser considerado o primeiro esforço de publicação gestado no interior do grupo”, conta.

Soares diz que o livro busca atender, basicamente, a dois objetivos: “De um lado, realizar um registro da participação de determinadas forças, coletivos e organizações, ou mesmo, de modo transversal, de uma cultura política emergente, de caráter libertário, anarquista e anticapitalista no âmbito das manifestações de junho do ano passado – isso significa dar espaço para a divulgação de uma certa memória das lutas geralmente invisibilizada ou mesmo silenciada, considerando que as narrativas vigentes são construídas pelas forças políticas comprometidas com a ordem social em vigor, à esquerda ou à direta. De outro lado, fomentar o debate sobre esses impressionantes acontecimentos e incluir uma peça a mais nesse enigmático quebra-cabeça”.

Lançamento

O lançamento do livro acontecerá no auditório da UFFS – Campus Erechim no dia 8 de dezembro, a partir das 17h. Para a ocasião está programado um debate sobre o tema da obra, que além da presença dos autores contará com a participação do professor Fábio Feltrin de Souza. Qualquer pessoa interessada pode participar da atividade.

O livro foi lançado pela editora Deriva e, por enquanto, está disponível apenas na versão impressa.