Projeto cultural da UFFS – Campus Erechim promove “Microfone Aberto”

Publicado em: 17 de julho de 2013 13h07min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

O microfone estará aberto para bandas de Erechim e região no próximo sábado (20), na praça Jaime Lago. A partir das 15h as bandas Regina's Rock, Perguntas de Alice, Mussumano, Grupo DK3 e Millie Brown Blues Band apresentam-se no local. A atividade “Microfone Aberto” integra o projeto cultural “In Loco, Música, Cinema e Espaço Público em Erechim”, que envolve professores e bolsistas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A proposta do projeto é promover mensalmente a apresentação de grupos musicais locais e regionais através de intervenções em espaços públicos e comunitários, alternando entre as localidades centrais e os bairros de Erechim. Conforme o coordenador do projeto, professor da UFFS – Campus Erechim, Cássio Cunha Soares, a ideia é tirar um pouco a centralidade da universidade como espaço e da necessidade de deslocamento até o Campus da UFFS para terem acesso aos projetos culturais. “Também busca reativar o interesse em ocupar a rua e fortalecer o vínculo da universidade com a sociedade”, diz.

Além de sábado, quando o “Microfone Aberto” será realizado na praça Jaime Lago, já estão agendadas edições da atividade para outros espaços. Em agosto, no dia 17, o bairro Atlântico receberá as apresentações musicais. Para as atividades nos bairros, o projeto conta com a colaboração das Associações de Moradores, que estão auxiliando na mobilização e articulação de espaços. A prefeitura de Erechim também é apoiadora do projeto por meio da Secretaria de Cultura.

Outras atividades

Além do “Microfone Aberto”, o projeto In Loco prevê outras duas atividades: o "Cine Itinerante", que irá promover mensalmente a exibição de material audiovisual, em localidades centrais e bairros; e o "Cine Vagamundo", que realizará, semanalmente, a exibição de filmes no Campus Erechim.

A primeira atividade do "Cine Itinerante" está agendada para o bairro Petit Village, no dia 3 de agosto. Todas as atividades do projeto de cultura são gratuitas e abertas à participação da comunidade acadêmica e externa.

Projetos culturais

A publicação do Edital 227/UFFS/2013, no mês de junho, com a indicação de 14 projetos contemplados com Bolsa Cultura, iniciou um novo estágio de interação da UFFS com as comunidades no entorno dos seus cinco campi. Com o apoio de 50 bolsistas estudantes de graduação, os projetos pretendem oferecer atividades e bens culturais, tanto para o público interno da UFFS, quanto eventos abertos que possibilitem a participação e a troca de informações com públicos variados e interessados na valorização e incremento da área cultural.

No Campus Erechim, o "Programa Experimental Circulando: Arte e Cultura em Movimento" abrange cinco projetos: “Patrimônio Material em Erechim: reconhecimento, divulgação e debate”, “Floreio Geográfico: sensibilizando a comunidade e trocando saberes de educação socioambiental”, “Música, Cinema e Espaço Público em Erechim”, “Contato: troca de saberes e experimentações artísticas relacionadas com a diversidade cultural brasileira”, e “Dança, Cultura e Movimento”. Cada um desses projetos têm várias atividades vinculadas.