Projeto de Extensão do Campus Erechim promove inclusão social por meio da produção de flores

Publicado em: 20 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

As flores que, para a maioria das pessoas, são símbolo de beleza, ganharam um significado mais amplo para um grupo de famílias do município de Jacutinga/RS, que participam de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim em parceria com a prefeitura. A ideia é capacitar famílias em situação de vulnerabilidade social para a produção de flores para ornamentação urbana, de modo a promover a inclusão social, proporcionar uma alternativa de geração de renda e colaborar no embelezamento da cidade.

Conforme o professor Hugo Von Linsingen Piazzetta, que coordena o projeto, as ações vêm sendo desenvolvidas desde o ano passado e, atualmente, envolvem cinco famílias. A assistência técnica é realizada por dois estudantes bolsistas e quatro voluntários da UFFS – Campus Erechim, com o acompanhamento do professor coordenador e de professores colaboradores. O título do projeto de extensão é “Acompanhamento Técnico na Produção de Flores para Ornamentação Urbana no Município de Jacutinga – RS”.

Segundo Piazzetta, em termos acadêmicos os estudantes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas disciplinas que tratam do cultivo de plantas ornamentais e ter vivência de campo e relacionamento com produtores rurais. “Isso faz com que eles precisem adequar a linguagem, aprendam a se comunicar melhor e tenham contato com um cotidiano semelhante ao que poderão encontrar depois de concluírem o curso, tendo em vista que na nossa região temos o predomínio de pequenas propriedades, da agricultura familiar”, explica.

O bolsista do projeto, estudante de Agronomia da UFFS – Campus Erechim, Marcos Crestani, confirma a importância desse tipo de atividade para a sua formação. “Acredito que contribui para uma formação completa, envolve várias áreas, e possibilita aplicar manejos adequados para a produção eficaz e desenvolver práticas alternativas e rentáveis para vários nichos de mercado”, diz.

Estrutura

As famílias atendidas pelo projeto de extensão integram um grupo que foi reassentado, pois estavam em uma área de risco. Elas são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacutinga, que promove ações de incentivo visando à participação no projeto. Com o apoio da prefeitura foi construída uma estufa, onde, especialmente as mulheres, cultivam as mudas das flores que, em grande parte, são destinadas para a ornamentação do município.

Conforme a secretária de Assistência Social, Ivete Müller Kassner, o projeto tem tido resultados interessantes. Segundo ela, a colaboração da Universidade é fundamental, com uma participação ativa dos estudantes do curso de Agronomia que acompanham de perto as ações. “Esse acompanhamento técnico tem sido fundamental para que as famílias tenham o processo de formação”, pontua.

Alternativa

Segundo o professor Hugo Piazzetta, além da promoção da inclusão social e do aspecto de formação acadêmica dos estudantes envolvidos, o projeto tem mostrado que o cultivo de flores pode ser uma alternativa para as pequenas propriedades da região. Ele explica que, muitas vezes, falta mão de obra qualificada para prestar assistência técnica nessas áreas alternativas, que fogem das culturas tradicionais.

O professor diz que a produção de flores se adequa às características da agricultura familiar, por poder ser realizada em pequenas áreas, exigir uma mão de obra constante e gerar uma renda periódica.

Com todas essas possibilidades e perspectivas, o projeto segue, cultivando conhecimento e esperança.