Prorrogadas inscrições para graduação em Educação do Campo de Erechim

Publicado em: 21 de outubro de 2013 12h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

As inscrições de interessados em participar do Processo Seletivo Especial para o curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, podem ser realizadas até o dia 31 de outubro. O curso, que teve o prazo de inscrições prorrogado, conta com 60 vagas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e assim como os demais cursos oferecidos na UFFS é gratuito.

Conforme o professor Jerônimo Sartori, um dos integrantes da equipe que coordena a implantação do curso, o profissional formado nessa graduação poderá atuar em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental – disciplina de Ciências - e no Ensino Médio nas disciplinas de Biologia, Física e Química.

O público-alvo do curso é, por ordem de prioridade: 1º) docentes que atuam em escolas do campo sem habilitação; 2º) docentes que atuam em escolas do campo com graduação em outra área do conhecimento; 3º) educadores que atuam em processos formativos desenvolvidos em espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais e outros); 4º) demais interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza.

A graduação terá duração de oito semestres (quatro anos) e será oferecida em regime de alternância, com aulas quinzenais às quintas-feiras (tarde e noite), sextas-feiras (manhã e tarde) e sábados (manhã e tarde), além de períodos intensivos na segunda quinzena de julho e durante quatro semanas nos meses de janeiro e fevereiro. De acordo com Sartori, haverá auxílio alimentação e será oferecido alojamento aos estudantes que residirem numa distância de mais de 30 quilômetros da cidade de Erechim (sede do Curso).

Processo seletivo

O processo de seleção se dará em duas etapas: 1) entrega, na efetivação da inscrição, de um memorial de experiências escolares e profissionais, no qual conste uma apresentação das experiências que o candidato julgar pertinentes e a exposição das razões da escolha do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura; 2) prova de redação.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Acadêmica da UFFS - Campus Erechim, localizada na Avenida Dom João Hoffmann, n0 313, Bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), pessoalmente ou por procuração.

Informações detalhadas podem ser obtidas no Edital nº 488/UFFS/2013 – Processo Seletivo Especial para o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Campus Erechim 2013; ou pelo telefone (54) 3321 7050.

Calendário

Período de inscrição: até 31 de outubro de 2013

Data da prova de redação: 4 de novembro de 2013 - Campus Erechim, das 9h às 12h

Publicação dos resultados provisórios: 7 de novembro de 2013

Período para interpor recurso: 8 a 11 de novembro de 2013

Publicação do resultado definitivo: 12 de novembro de 2013

Período para efetivação da matrícula: 13 a 14 de novembro de 2013