Semana Acadêmica de Ciências Sociais do Campus Erechim aborda autores relegados

Publicado em: 12 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min

Iniciou nesta quarta-feira (11) a 2ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Diferentemente da primeira edição, que teve como foco de debate os autores clássicos na área da Sociologia - Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim - desta vez o tema escolhido foi “A teoria social por suas vozes silenciadas e dissidentes”.

 Durante a abertura do oficial do evento, a acadêmica do curso de Ciências Sociais e membro da comissão organizadora do evento, Patricia Gargioni, explicou que a “proposta desta segunda edição foi trazer para o debate autores que têm grande contribuição na área de Ciências Sociais mas que não são profundamente estudados ao longo do curso como Johan Huizinga, Emma Goldman, Orlando Fals Borda, Giorgio Agamben, entre outros”. Ideia reforçada pelo coordenador do curso, professor Cassio Cunha Soares, que destacou a importância de “dialogar, neste três dias de evento, com autores das Ciências Sociais que são, muitas vezes, relegados a segundo plano, e até mesmo marginalizados, por um lado pela Sociologia, pela Teoria Política, pela Teoria Antropológica canônica, e, por outro, pelo significado político de algumas reflexões que foram lançadas por alguns desses autores”.

A Semana Acadêmica iniciou ainda na tarde da quarta-feira com o minicurso “Por uma Ciência Popular – o legado de Orlando Fals Borda à sociologia latino-americana”, ministrado pelo professor da UFFS Thiago Ingrassia Pereira. À noite, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Naiara dos Santos Damas Ribeiro palestrou sobre o tema “Johan Huizinga e as Ciências Sociais”.

O evento, que foi organizado pelo Diretório Acadêmico do curso de Ciência Sociais, segue até sexta-feira. Confira abaixo as atividades que ainda serão realizadas:

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Minicurso “Emma Goldman: o duplo esquecimento”

Ministrante: Gustavo Giora (UFFS)

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Sala de Reuniões do Seminário

 

Palestra “Mitologia e Xamanismo Ameríndio: uma breve comparação entre os Inuit e os Kaigang”

Ministrante: Rogério Reus Gonçalves da Rosa (Ufpel)

Horário: 19h15 às 22h30

Local: Sala de Reuniões do Seminário

 

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Minicurso “Leituras Etnográficas”

Ministrante: Valéria Esteves Nascimento Barros e Paulo Ricardo Müller (UFFS)

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Sala de Reuniões do Seminário

 

Palestra “Giorgio Agamben: adversário da democracia?”

Ministrante: Daniel Arruda Nascimento (UFF)

Horário: 19h15 às 22h30

Local: Auditório da Escola Haideé Tedesco Reali