Semana Acadêmica de Filosofia abre com debate sobre Nietzsche no Campus Erechim

Publicado em: 05 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Com a presença de estudantes, professores, técnico-administrativos e integrantes da comunidade externa, teve início nesta segunda-feira (4) a primeira Semana Acadêmica do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A abertura oficial aconteceu no auditório da Universidade, a partir das 19h, com conferência ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Clademir Luís Araldi, com o tema “Nietzsche e a naturalização da moral”.

Durante a tarde foi realizada a primeira etapa do minicurso “Introdução à Filosofia de Friedrich Nietzsche”, também com o professor Araldi. A segunda etapa do minicurso aconteceu nesta terça-feira (5). A programação da Semana Acadêmica de Filosofia segue até sexta-feira e é aberta para todos os interessados.

A representante dos estudantes e integrante da Comissão Organizadora do evento, Susiane Kreibich, ressaltou a participação dos acadêmicos na organização das atividades, tendo em vista que a Semana Acadêmica é uma atividade articulada pelos estudantes, com o apoio da coordenação e colegiado do curso.

O coordenador do curso de Filosofia e também integrante da equipe de organização, Thiago Soares Leite, destacou que durante a Semana Acadêmica haverá um espaço para comunicação de pesquisas e reflexões. “Será a primeira vez que teremos, em grande quantidade, nossos próprios estudantes apresentando comunicações”, disse. Para ele esse é um marco para o curso. As comunicações de resumos de trabalhos, previamente aprovados para apresentação, acontecerá na noite de quarta-feira (6).

O diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, salientou o processo formativo envolvido desde a organização do evento até as comunicações que os estudantes realizarão. Ele também chamou a atenção para a possibilidade de criação de cursos de pós-graduação na área, o que ganha força com a consolidação da graduação.

Programação

A Semana Acadêmica terá conferência, na noite desta terça-feira (5), com a professora Joice Beatriz da Costa (UFFS – Campus Erechim). Com o tema “O que significa compreender algo? A arte do pensar”, a atividade inicia às 19h, no auditório.

Na quarta-feira (6) serão realizadas as comunicações, a partir das 19h, divididas em dois eixos: Metafísica e Epistemologia (na sala de videoconferência) e Ética e Filosofia Política (na sala 4).

No dia 7, quinta-feira, será a vez da conferência “A presença da Filosofia Medieval no pensamento contemporâneo”, com o professor Luís Alberto de Boni (Universidade do Porto). Já na sexta-feira, para fechar a programação da primeira Semana Acadêmica de Filosofia, será realizada a conferência “Uma ontologia da arte contemporânea”, com o professor Felipe Szyszka Karasek, da Faculdade IDC. Ambas serão realizadas no auditório, a partir das 19h.