Publicado em: 03 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min
Abriu com palestra das professoras Ernesta Zamboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Gizele Zanotto, da Universidade de Passo Fundo (UPF), o I Seminário de História da UFFS – Campus Erechim. O tema do Seminário é “Ensino de História: memória e identidade”. Participam do evento estudantes da UFFS e professores da rede estadual de educação.
Na abertura, realizada na noite desta segunda-feira (2), o coordenador do curso de História da UFFS – Campus Erechim, Halferd Carlos Ribeiro Junior, destacou que a atividade buscou conjugar dois aspectos fundamentais da área abordada no Seminário. “O Grupo de Pesquisa da área de Ensino de História precisa trabalhar com duas questões, com a pesquisa e com o ensino (a ação docente em sala de aula). Tendo esse foco pensamos um evento que articula oficinas na parte da tarde e palestras à noite”, disse.
Na primeira noite de evento, a palestra da professora Ernesta Zamboni tratou da “Pesquisa no Ensino de História”, especificamente na delimitação do seu objeto de estudo, tema sobre o qual ela possui vasta experiência e produção acadêmica.
A professora Gizele Zanotto, que atua principalmente na área de História Cultural, abordou a relação entre “Cinema e Ensino de História”.
Oficinas
Também na segunda-feira (2), pela parte da tarde, tiveram início as oficinas que integram o Seminário. Três temáticas estão sendo trabalhadas: “Ensino de História, educação e movimentos sociais”, ministrada pelo professor Émerson Neves; “A ditadura militar”, ministrada pela professora Isabel Gritti; e “Educação Intercultural”, ministrada por Juliana Pirola. As oficinas seguem com atividades na tarde desta terça e quarta-feira.
No período noturno, nesta terça-feira (3), acontece uma mesa redonda com professores do curso de História da UFFS. Na quarta-feira (4), pela manhã, haverá a socialização de trabalhos e de relatos de experiências por parte dos estudantes e de professores. O encerramento do Seminário acontece no período noturno, com palestra do professor Renilson Rosa Ribeiro, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o qual tratará do tema “Ensino de História e políticas de identidade na pós-modernidade”, e do professor Gerson Fraga (UFFS), que falará sobre “Ensino de História Indígena e da África: perspectivas”.
A palestra de encerramento é aberta para participação de toda a comunidade acadêmica. O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O coordenador adjunto do curso de História do Campus Erechim, professor Mairon Escorsi Valerio, foi responsável pela organização do evento juntamente com o professor Ribeiro Junior e um grupo de servidores técnico-administrativos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de janeiro de 2025
Chapecó
17 de janeiro de 2025
Passo Fundo