Publicado em: 01 de março de 2017 12h03min / Atualizado em: 06 de março de 2017 16h03min
Professores que atuam no ensino de Filosofia em escolas públicas ou privadas da região do Alto Uruguai terão a oportunidade de participar de um curso de formação continuada promovido pelo curso de Filosofia da UFFS – Campus Erechim.
Essa é a segunda edição do curso que tem por objetivo, segundo o coordenador, Eloi Fabian, “promover a qualificação do professor de Filosofia através do intercâmbio teórico e do exercício da mediação pedagógica na vivência prática do processo de ensino e aprendizagem em Filosofia nas escolas da Educação Básica, considerando as distintas dimensões e o conjunto de variáveis do ensino de Filosofia”. Assim como na primeira edição, o curso conta com a parceria da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Os encontros contemplarão uma série de palestras com professores da UFFS, socialização de planos de ensino, além de oficinas e sugestões de materiais e dinâmicas com a participação dos acadêmicos de Filosofia bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
São ofertadas 40 vagas. Não há custo aos participantes e a certificação será de 60h. Podem participar tanto professores com formação específica na área de Filosofia como aqueles que não tem formação na área, mas trabalham com a disciplina.
Os interessados deverão enviar o formulário preenchido para formacaofilosofia@hotmail.com até o dia 31 de março. Os encontros ocorrerão no período de abril de 2017 a julho de 2018, no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h, nas dependências da UFFS junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.
A importância da formação continuada de professores
Fabian explica que um dos grandes propósitos de uma Instituição de Ensino Superior é promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão através de projetos de integração com as escolas de Educação Básica, oportunizando espaços de formação e qualificação constantes sobre essas três dimensões que constituem a Universidade. “Nesse sentido, o curso de formação continuada contribui em duas direções: para o aperfeiçoamento do público-alvo a ser formado e para os profissionais da UFFS envolvidos na proposta, uma vez que poderá gerar um crescimento mútuo no que concerne ao ensino de Filosofia. Além do que, por tratar-se de um curso de Licenciatura, torna-se quase impositivo esse constante contato com as escolas enquanto forma de conhecimento das demandas dos futuros profissionais a serem formados”, destaca.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
24 de janeiro de 2025
Ingresso
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo