UFFS apresenta à comunidade dois novos mestrados no Campus Erechim

Publicado em: 09 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Dois novos programas de pós-graduação Stricto Sensu foram lançados pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na noite desta quarta-feira (8), no Campus Erechim: Mestrado Profissional em Educação e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Durante o evento foram apresentados à comunidade detalhes sobre os programas, linhas de pesquisa e corpo docente, além do cronograma do processo seletivo.

Segundo o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, os mestrados que estão sendo lançados agora são o resultado de trabalhos consistentes e organizados que vêm sendo desenvolvidos desde 2010 quando um conjunto grande de Grupos de Trabalho (GTs) foram instalados. “A consequência desse esforço é que hoje o Campus Erechim tem três mestrados : Ciência e Tecnologia Ambiental já em funcionamento; Profissional em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas sendo lançados hoje; e, ainda, por determinação da Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) em 2010 e de audiências públicas realizadas no Campus, somou forças com o Campus Chapecó para instalação do mestrado em Educação naquele Campus”. Ele também destacou a importância da participação da comunidade regional na instalação desses mestrados ao manter um intenso diálogo com a comunidade acadêmica, apresentando demandas da região, entre elas, a implantação e ampliação de programas de pós-graduação.

O reitor, Jaime Giolo, afirmou que a Instituição tem amadurecido rapidamente no terreno acadêmico. “Esse amadurecimento é importante para que na sequência possamos implantar os nossos doutorados, pois entendemos que essa é uma demanda forte de maneira especial no campo da Educação, mas também em outras áreas profissionais que demandam esse tipo de aprofundamento intelectual e científico”, disse.

A Pós-Graduação Stricto Sensu na UFFS

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, avaliou como surpreendentes os avanços que a UFFS tem realizado na pós-graduação. “Em cinco anos de funcionamento da UFFS aprovamos oito mestrados junto à Capes, sendo sete acadêmicos e um profissional. Planejamos a pós-graduação a partir da característica multicampi de nossa Universidade. Hoje temos mestrados em Erechim, Cerro Largo, Chapecó e Laranjeiras do Sul. Estamos trabalhando para a implantação de mestrados em Realeza e Passo Fundo. Além disso, estamos implantando mestrados em áreas estratégicas, que mantém relação direta com o projeto institucional da UFFS e com as demandas da região e do país”, destacou.

Trevisol ressaltou ainda a alta procura pelos mestrados ofertados pela Instituição, os baixos índices de evasão e o avanço no que diz respeito às bolsas. “Temos tido uma média de 8.89 candidatos por vaga ofertada anualmente em cada programa. Alguns programas têm demanda muito superior, chegando a 18 candidatos por vaga. A taxa de evasão no período entre 2011 e 2015 é de 2,1%. A grande procura e a baixa evasão são indicadores fortes de que a pós-graduação cumpre um papel fundamental. Avançamos também no quesito bolsas. Temos buscado as agências, especialmente a Capes, a Fapesc, a Fapergs e a Fundação Araucária. Hoje temos 49 mestrandos com bolsa de pós-graduação, condição que permite aos estudantes dedicarem-se plenamente ao curso”, argumentou.

Processo Seletivo

O período de inscrições para os dois programas estará aberto de 13 de abril a 15 de maio. Confira os editais:

306/UFFS/2015 - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE UFFS

307/UFFS/2015 - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH UFFS